PSB discute soluções para dificuldades do país

Partido está debatendo o que chama de 'desmonte' de políticas sociais nos governos do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL)

seg, 11/04/2022 - 18:47

O Segmento Sindical do PSB Pernambuco promoveu, nesta segunda-feira (11), o seminário “O mundo do trabalho, a democracia e o Brasil que queremos: contribuições para uma agenda nacional e estadual”. Segundo o partido, o objetivo do evento é abordar a realidade da classe trabalhadora brasileira e municiar os agentes da política com propostas de ação para "diminuir dificuldades geradas pelos desmontes" de políticas sociais nos governos do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

O evento iniciou com a palestra de abertura do deputado federal Tadeu Alencar (PSB), que acrescentou críticas a  Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, o Teto de Gastos e a agenda de privatizações do Governo Federal. “A Reforma Trabalhista deixou o trabalhador numa situação de vulnerabilidade ainda maior e não criou vagas de trabalho, como prometiam aqueles que a defendiam. Vieram ainda a Reforma da Previdência, que conseguimos barrar no Governo Temer, mas que passou no Governo Bolsonaro, e a agenda de privatizações, que atenta contra os ativos estratégicos do país”, elencou.

O deputado continuou sua palestra afirmando que acredita que a agenda da esquerda deve passar pela montagem de uma frente ampla que garanta governabilidade, e condições de devolver direitos que vêm sendo retirados da população, além de afirmar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao poder esse ano.  “É por essa razão que entendo como tão importante este momento de discussão. Quando se subverte a equação, colocando o processo eleitoral como razão de ser da política, a gente chega sem conteúdo às eleições. Precisamos colocar no centro do debate quais os ideais que a gente propõe, por quais razões Pernambuco deve seguir sendo governado pelo PSB e por que o Brasil deve voltar a ser governado pelo presidente Lula”, completou Tadeu.

O evento contou também com a palestra do  secretário sindical do PSB de Pernambuco, Evaldo Costa. Em sua palestra ele defendeu a importância do seminário como gerador de propostas para um Brasil pós-Bolsonaro. “Estamos aqui, com lideranças sindicais, para discutir estratégias que permitam a recuperação desses direitos retirados nos governos Temer e Bolsonaro, que precarizaram o emprego e jogaram na miséria e na fome milhões de brasileiros. Precisamos pensar na reconstrução do que foi destruído”, afirmou.

A mesa de abertura ainda contou com a participação da secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, da ex-deputada estadual Laura Gomes, e do vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Antônio Minervino. O seminário prossegue até esta terça (12), com a participação de palestrantes como o deputado Isaltino Nascimento, o desembargador federal Fábio Farias, os presidentes estaduais de centrais sindicais Paulo Rocha (CUT), Helmiton Beserra (CTB) e Rinaldo Júnior (Força Sindical), a coordenadora estadual do Dieese, Jackeline Natal, o economista Rodolfo Guimarães e o doutor em Direito, Fabio Túlio.

COMENTÁRIOS dos leitores