Pré-candidatura de Bivar é confirmada pelo União Brasil

A sigla sugeriu o nome de Luciano Bivar para concorrer à Presidência da República pelo União Brasil. A decisão junto com MDB, PSDB e Cidadania será anunciada no dia 18 de maio

qui, 14/04/2022 - 15:37
Marcelo Camargo/Agência Brasil O deputado federal Luciano Bivar teve o nome lançado para concorrer à Presidência Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Luciano Bivar será lançado como pré-candidato à Presidência pelo União Brasil. A decisão foi tomada durante reunião da Executiva na quinta-feira (14). 

Ainda em caráter provisório, a decisão ainda precisa ser chancelada durante convenção da sigla para que Bivar realmente seja candidato nas eleições de outubro. As convenções partidárias devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, de acordo com a Justiça Eleitoral.

Bivar é uma indicação do União Brasil ao grupo junto com o MDB, PSDB e Cidadania, que pretendem lançar um candidato em consenso no dia 18 de maio. 

Em nota, o partido informou que ainda se reunirá com as outras siglas. "A partir de agora, conforme combinado previamente, o União Brasil se reunirá com os demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso", disse o documento. 

A entrada de Bivar na disputa aconteceu duas semanas depois do ex-juis Sergio Moro se filiar ao União Brasil após ter deixado o Podemos repentinamente no dia 31 de março e anunciado a "suspensão momentânea" da pré-candidatura ao Planalto. 

No entanto, Moro disse, no dia seguinte, não ter desistido "de nada". A definição sobre o futuro político dele segue incerta. 

No Twitter, Moro se pronunciou sobre a pré-candidatura de Bivar e ressaltou ser um “soldado da democracia”. “Espera-se que os demais partidos também possam definir, com clareza, os seus pré-candidatos”.

Embed:

Terceira via

Os partidos União Brasil, Cidadania, MDB e PSDB se reuniram para discutir uma candidatura única como uma representação de terceira via como uma alternativa eleitoral a Lula (PT) e Bolsonaro (PL). 

Ainda sem nome para a concorrência da cadeira, o União Brasil se comprometeu de confirmar o nome da legenda a ser submetido aos outos partidos nesta quinta-feira (14). A ideia é que as quatro siglas anunciem um candidato de consenso no dia 18 de maio. 

O grupo também conta com a senadora Simone Tebet (MDB), e o ex-governador João Dória (PSDB) como candidato à Presidência. O Cidadania chegou a anunciar o senador Alessandro Vieira, mas ele deixou a legenda e retirou a candidatura ainda em março. 

 

Luciano Bivar

Antes de ingressar na política, Luciano Bivar foi presidente do Sport Futebol Clube e se elegeu deputado federal pela primeira vez em 1998. Desde então, já exerceu três mandatos na Câmara Federal, sendo um deles como suplente. 

Bivar é o presidente nacional do União Brasil, sigla registrada em fevereiro deste ano resultante da fusão entre DEM e PSL. Ele também foi fundador do PSL, em 1994, antigo partido do presidente Bolsonaro, e disputou a Presidência da República em 2006, ficando em penúltimo lugar na disputa com menos de 0,1% dos votos. 

Depois de filiar o então deputado Jair Bolsonaro, o PSL, que tinha pouca expressividade no Congresso, chegou à Presidência da República e elegeu 53 deputados federais, três governadores e quatro senadores. 

No entanto, a aliança com Bolsonaro foi encerrada em novembro de 2019, quando o presidente saiu da sigla após romper com Bivar. Depois deste episódio, o PSL decidiu se juntar ao DEM e, com isso, deve acumular o maior fundo eleitoral na disputa deste ano, além de maior tempo de propaganda no rádio e na TV.

COMENTÁRIOS dos leitores