Encontro vai reunir legisladoras de todo o país em PE

o 1º Simpósio Nacional das Legisladoras da UNALE será na Arena Pernambuco na próxima quinta-feira

seg, 07/11/2022 - 11:12

Pernambuco vai sediar, na próxima quinta-feira (9), o 1º Simpósio Nacional das Legisladoras da UNALE. O evento pretende reunir mulheres legisladoras de todo o país, além de secretárias de Estados e Municípios e integrantes do Poder Judiciário e órgãos fiscalizadores. O encontro será no Centro de Convenções da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

A iniciativa foi gerida pela Secretária da Mulher da UNALE, a deputada estadual reeleita Delegada Gleide Ângelo, que é co-autora do Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público de Pernambuco, que enxergou na Conferência a oportunidade ímpar para a construção de um painel sobre as conquistas e os obstáculos ainda enfrentados pelas mulheres ocupantes de cargos públicos. 

“Vivemos num país onde ainda há um abismo para a execução e estabilização de políticas públicas capazes de resguardar os direitos das mulheres. E isso é um reflexo de uma estrutura política machista; nossa política institucional ainda é, majoritariamente, ocupada por homens”, pontua a Delegada, frisando ainda que os resultados das últimas eleições reiteram esse cenário. “Mais do que olharmos para os números dessas eleições, precisamos dialogar sobre a representatividade de gênero em termos de ações”, pondera. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2022, quase 10 mil mulheres se candidataram aos cargos disponíveis, incluindo para posições de suplentes, mas somente 302 foram eleitas – o equivalente a quase 3,1%. “Esta é a oportunidade ideal para alinharmos agendas e discussões a fim de construirmos ações mais efetivas para as mulheres de todo país”, conclui. 

*Da assessoria de imprensa

 

COMENTÁRIOS dos leitores