Gleide Ângelo aponta falhas da rede de proteção à mulher

Em média, uma mulher é morta a cada dois dias em Pernambuco

por Guilherme Gusmão qui, 16/03/2023 - 15:07
Roberto Soares / ALEPE Parlamentar cobra medidas ao governo do estado pelo fim da violência de gênero Roberto Soares / ALEPE

No encerramento do evento Alepe Mulher, a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) fez em discurso em apelo para o envolvimento e diálogo entre os órgãos competentes e a sociedade civil para que sejam priorizadas medidas pelo fim da violência contra as mulheres.

Desde o início desse ano, 43 mulheres foram assassinadas no estado, ou seja, ao menos uma é morta a cada dois dias em Pernambuco.

"Sabemos que muitas são as mulheres que denunciam, pedem medidas protetivas, mas ainda assim, são assassinadas. E isso acontece porque a rede de proteção à vida das mulheres continua falhando. E essa falha acontece no instante em que as instituições não compreendem o seu papel no trabalho em rede. Não há diálogo entre os organismos. Enquanto não houver diálogo, não haverá como salvar a vida dessas mulheres", apontou a deputada.

A parlamentar ainda questionou o Governo do Estado sobre a pouca quantidade de delegacias especializadas nesse crime em todas as regiões do estado.

"Apesar de termos 184 municípios, contamos com apenas 15 delegacias de proteção às mulheres. Dessas, apenas seis disponibilizam atendimento 24h. O que estamos vendo é um estado que seleciona a vida de qual mulher tem mais importância. A vida das mulheres de Palmares e de toda a Mata Sul tem menos importância do que a das mulheres do Recife ou Jaboatão, por exemplo?", questionou. 

Com o objetivo de promover o diálogo entre a população pernambucana e os órgãos competentes, a parlamentar irá convocar uma audiência pública para debater e monitorar a recorrência e o aumento nos casos de violência de gênero no Estado. 

COMENTÁRIOS dos leitores