Pernambuco é o 16º estado em estudo sobre transparência

Foram analisados 374 órgãos do Estado, incluindo as 184 prefeituras, o Tribunal de Justiça, a Alepe e o Ministério Público

qui, 16/03/2023 - 11:49
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Encontro entra a governadora Raquel Lyra e prefeitos do Grande Recife Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) colocou Pernambuco na 16º colocação no quesito transparência, com índice de 66,97%. Apenas 29 dos 374 órgãos avaliados no estado apresentaram resultado satisfatório. 

O estudo analisou sites oficiais e portais de transparência das 184 prefeituras, Câmaras Municipais, do Executivo Estadual, da Assembleia Legislativa (Alepe), do Tribunal de Justiça (TJPE), do Ministério Público (MPPE), da Defensoria Pública e do próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Apenas 7,75% das unidades pernambucanas obtiveram o selo diamante, ouro ou prata, enquanto 79,14% ficaram na faixa intermediária. 

As três unidades com selo diamante - consideradas as mais transparentes de Pernambuco- foram: o MPPE, com índice de 99,57%, o TCE-PE, com 98,37%, e a prefeitura da Lajedo, com 95,54%. 

Na outra ponta, as prefeituras de Bom Jardim e Vertente do Lério, e as Câmaras Municipais de São José do Belmonte, Palmares, Manari, Buíque e Afrânio obtiveram os piores resultados. Os conselheiros relatores foram orientados a formalizar um processo de gestão fiscal. 



---> Confira a situação de cada entidade fiscalizada em Pernambuco

A média de transparência pública das 8.019 entidades de todo o Brasil foi de 67,56%. 

COMENTÁRIOS dos leitores