Benedita da Silva denuncia violência policial na Maré

Benedita da Silva denuncia ação violenta realizada por policiais na comunidade carioca

por Guilherme Gusmão seg, 17/04/2023 - 16:49
Gustavo Bezerra/PT na Câmara/Flickr Benedita da Silva denuncia violência policial Gustavo Bezerra/PT na Câmara/Flickr

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) através de suas redes sociais denunciou uma ação policial que vem sendo realizada nesta segunda-feira (17), no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Na denúncia, ela expõe uma conversa do WhatsApp entre uma moradora do local e o jornalista Rene Silva, na qual a mulher diz que foi amedrontada por agentes da operação e que algumas crianças foram ameaçadas de morte por esses mesmos policiais.

''Polícia ameaçando matar crianças na Maré é inaceitável! Chega de chacinas! Depois do horror que a deputada @renatasouzario passou na sexta-feira, juntamente com mulheres e crianças, a PM do governador Cláudio Castro repete o terror na Maré. Operações desastradas como essa aterrorizam as famílias pobres na comunidade e são sempre abusivas!'', escreveu a parlamentar.

Benedita através da publicação também relembrou o tiroteio que aconteceu na comunidade no exato momento em que era realizada uma palestra sobre o impacto da violência armada na vida das mulheres da região. O evento foi realizado na tarde da última sexta-feira (14), e contou com a participação da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ).

Renata participava do encontro na Casa das Mulheres da Maré, com cerca de 70 mulheres, quando o lançamento foi abruptamente interrompido por uma intensa troca de tiros. As participantes tiveram que correr para dentro da sede da ONG buscando proteção contra os tiros. Segundo a deputada, os disparos partiram de um helicóptero da Polícia.

Foto: Didi Rodrigues/Flickr

A deputada entrou em contato com o governador carioca Cláudio Castro (PL-RJ), para denunciar a situação ameaçadora. “Vim aqui convidada para falar dos impactos da violência na vida das mulheres e está se armando uma operação gigante, de improviso, no horário de saída das crianças da escola. Já tem gente baleada aqui na Maré e gostaria que o senhor fosse sensível a isso e visse o que está acontecendo. Estou aqui dentro da ONG em uma situação delicadíssima, com mulheres desesperadas”, falou Renata Souza para o gestor.

A ação de hoje, denunciada por Benedita da Silva, é a terceira operação policial que acontece na região só no mês de abril. Escolas e unidades de saúde da região não estão funcionando.

 

COMENTÁRIOS dos leitores