'FIG 2024 será feito pelo município', declara prefeito

Sivaldo Albino afirmou que o festival 'não pode ser apequenado'

por Rachel Andrade sab, 29/07/2023 - 14:57
Reprodução/Instagram Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) Reprodução/Instagram

O prefeito Sivaldo Albino (PSB), declarou, na última sexta-feira (28), que a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2024, será realizada diretamente pela prefeitura da cidade. Em publicação feita nas redes sociais, o gestor municipal afirmou que o festival deste ano, que termina no próximo domingo (30), "foi envolvido em muitas polêmicas". O pronunciamento também foi colocado da transmissão ao vivo dos shows logo após a apresentação de Gabriel o Pensador no palco principal do evento.

O prefeito mencionou as críticas em relação às atrações confirmadas para se apresentar no festival, "que não agradou à população garanhense e pernambucana". Ele justificou ainda que a decisão foi tomada “para continuar fazendo com que o nosso festival de inverno de Garanhuns cresça a cada ano, e não diminua, como ocorreu este ano”, e finalizou declarando que o festival “não pode ser apequenado". 

O FIG é promovido pelo governo do estado e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A 31ª edição foi cercada por algumas problemáticas, desde o lançamento do edital. Dos 1747 artistas inscritos, 1249, mais de 71%, foram considerados inabilitados por não cumprir as regras da normativa. Conforme os números das edições passadas, que constam no portal da Secretaria de Cultura de Pernambuco, muitos artistas de outros estados ficaram impedidos de ser chamados. Este ano o governo estadual divulgou o FIG ressaltando que a edição contaria com 80% de artistas pernambucanos. 

Leia mais: 

--> Lenine abre o 31º Festival de Inverno de Garanhuns 

--> Babi Jaques e Lasserre apresentam show-experiência no FIG 

--> Lenine e Maneva fecham a 1ª noite do FIG em grande estilo 

Atritos 

“Depois do grande evento de 2022, a gente esperava poder fazer um FIG pelo menos próximo do que foi o do ano passado, juntando as pessoas que podem contribuir com isso”, disse o prefeito. 

O prefeito já vinha criticando a conduta do governo do estado em deixar o município fora das decisões que envolvem o festival, como aconteceu quando a governadora Raquel Lyra (PSDB) publicou nas suas redes sociais, logo após as celebrações de São João, as datas do FIG. Albino afirmou que ficou sabendo da confirmação do festival no momento da publicação, sem ter havido comunicação prévia. 

 Apesar do aparente atrito entre município e governo de Pernambuco, Albino afirmou que vai aceitar um eventual apoio estadual, além de buscar parceiros da iniciativa privada e até do governo federal. Ele ainda informou o envolvimento direto do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE). 

Promessa de diversidade  

Ainda como forma de criticar a edição de 2023 do festival, Albino informou que o Fig de 2024 vai enaltecer diversos gêneros musicais. “Vamos trazer de volta as noites temáticas, como a noite do samba com pagode, a noite romântica, a noite do forró, a noite do mpb, a noite do trap e também a noite sertaneja.” 

 

Últimas do FIG 2023: 

--> Carlinhos Brown entra na programação do 31º FIG  

--> Grupo Amor Eterno leva pagode ao palco do FIG 

--> Barbarize agita o Festival de Inverno de Garanhuns 

--> Som de Uana invade o Festival de Inverno de Garanhuns  

--> BaianaSystem agita o FIG na 'terra de Dominguinhos'  

COMENTÁRIOS dos leitores