Tebet projeta crescimento do PIB acima da média global

De acordo com o IBGE, o PIB do país cresceu 0,1% no terceiro trimestre de deste ano, em comparação com os três meses anteriores

por Guilherme Gusmão ter, 05/12/2023 - 17:26
Lula Marques/ Agência Brasil Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet Lula Marques/ Agência Brasil

Através das suas redes sociais, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a economia do país poderá crescer 3,1% em 2023 e que o Brasil poderá superar a média econômica mundial. O comentário da ministra veio após resultado do Produto Interno Bruto (PIB), apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5). 

“Com a informação de hoje do IBGE sobre a economia no terceiro trimestre, o PIB de 2023 deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. Isso é mais do que a média mundial. Crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos brasileiros, razão maior do nosso trabalho”, escreveu em sua conta oficial no X, antigo Twitter. 

Segundo o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores. Essa é a terceira taxa positiva seguida, após a variação de -0,1% nos últimos trimestre de 2022. O resultado surpreendeu analistas do mercado, que esperavam retração na economia do país neste período.  O Ministério do Planejamento e Orçamento destacou, em nota, a continuidade do bom desempenho do setor de serviços e o crescimento do setor industrial. 

“O PIB acumulado nos últimos quatro trimestres apresentou alta de 3,1% em relação ao mesmo período anterior, e 3,2% no acumulado do ano. O PIB nominal do terceiro trimestre foi de R$ 2,7 trilhões, o que faz com que o PIB brasileiro permaneça acima de R$ 10 trilhões nos quatro últimos trimestres. Com a atividade estável no último trimestre de 2023, o PIB brasileiro deverá crescer cerca de 3,1%, acima da média mundial projetada pelo FMI de 3% para 2023 (último relatório WEO de outubro)”, diz a nota da pasta.

COMENTÁRIOS dos leitores