E-readers são mais populares entre as mulheres

Segundo a consultoria Nielsen, interesse por tablets e smartphones é maior nos homens

idgnowpor Nowdigital sex, 26/08/2011 - 11:00
Divulgação Público feminino representa 61% de todos os compradores de e-readers Divulgação

As mulheres se tornaram maioria entre os compradores mais frequentes de e-readers (dispositivos para leitura de livros digitais) enquanto o interesse delas por tablets e smartphones se manteve abaixo do dos homens, segundo a consultoria Nielsen. 

O relatório mais recente da empresa detalhou as vendas dos aparelhos demograficamente nos EUA, mostrando que agora o público feminino representa 61% de todos os compradores de e-readers, 14 pontos porcentuais a mais que os 47% registrados no terceiro trimestre de 2010.

O grande crescimento da parcela feminina no mercado de leitura digital contrasta com o crescimento mais modesto do interesse por smartphones, em que as mulheres representam 50% dos compradores - um aumento de apenas 4% do resultado da pesquisa no fim do ano passado; já no mercado de tablets, o publico feminino soma 43% de todos os usuários, em relação aos 29% entre outubro e dezembro de 2010.

A Nielsen reportou também que os e-readers são populares entre norte-americanos mais velhos, já que 30% dos usuários têm 55 anos ou mais e 21% pertencem a pessoas com idades entre 45 e 54 anos. 

“No meio do ano passado, os clientes de tablets e dispositivos de leitura tendiam a ser homens e da parcela mais jovem”, escreveu a consultoria no sumário da pesquisa. “Esse não é mais o caso.”

Enquanto os homens ainda são os usuários dominantes de tablets, representando 57% do mercado, a Nielsen reporta que as pessoas com até 34 anos são apenas 46% dos consumidores. No último trimestre de 2010, em contraste,  essa parcela era de 62%. Tablets e e-readers como o iPad da Apple e o Kindle da Amazon se tornaram rapidamente modelos de computação moderna nos EUA, com a adoção dos
dispositivos tanto para lazer como para trabalho.

De acordo com outra pesquisa publicada pela Staples Advantage nesta semana, 35% dos usuários de tablets usam os dispositivos enquanto estão no banheiro, 78% os utilizam enquanto estão deitados e 30% afirmaram usar os aparelhos em restaurantes. 

E os tablets estão se tornando uma fixação no ambiente de trabalho, o estudo revelou que 75% dos usuários checam e-mails corporativos no dispositivo, 60% disseram que o aparelho aumenta a produtividade, e 33% afirmaram que revisam e editam documentos no tablet.

COMENTÁRIOS dos leitores