Em parceria, DoCoMo e Samsung vão desenvolver chips para smartphones

idgnowpor Nowdigital ter, 13/09/2011 - 11:05

A operadora de telefonia móvel NTT DoCoMo vai firmar parcerias com diversas fabricantes de hardware no Japão e com a coreana Samsung Electronics para desenvolver processadores para serem usados em smartphones no futuro, de acordo com reportagem publicada na última segunda-feira (12/9) pelo Nikkei, maior jornal japonês.

As companhias - que incluem Fujitsu, NEC e a unidade móvel da Panasonic - irão formar um empreendimento conjunto para produzir chips com suporte para sinais wireless e móveis para dispositivos, um setor atualmente dominado pela americana Qualcomm. As empresas estão em fase final de discussão para formar a parceria no próximo ano, para então desenvolver, projetar e vender os chips, já que a produção será terceirizada, segundo o jornal.

O porta-voz da NTT DoCoMo, Yoshifumi Kuroda, afirmou que a companhia considera fazer investimentos nesse tipo de negócio, mas nada foi decidido ainda. A Fujitsu se recusou a comentar o assunto. Os escritórios da Samsung na Coréia do Sul estão fechados nesta terça-feira devido a um feriado público.

O investimento no projeto terá um total de cerca de 30 bilhões de ienes (390 milhões de dólares), com a DoCoMo financiando mais de metade do valor, segundo o Nikkei.

As empresas têm receio da crescente importância da Qualcomm em chips para smartphones, o que poderia dificultar o desenvolvimento de celulares que funcionem nas redes de próxima geração. O jornal disse que as empresas vão usar os chips em seus próprios produtos (com a Samsung considerando usá-los na sua próxima geração de smartphones Galaxy) e vendê-los no exterior, com foco especial na China.

A DoCoMo, maior operadora japonesa de telefonia móvel, está no meio de um plano trienal de investimentos, um plano de investimento de 4 bilhões de dólares em sua rede LTE, iniciado em dezembro, e já está testando uma tecnologia mais rápida chamada LTE Advanced.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores