YouTube se prepara para abandonar o Flash

Melhoras no player HTML5 do site sinaliza mudança de tecnologia

por Belenos Govannon ter, 22/11/2011 - 12:00
YouTube/Reprodução

Nos últimos dias, os engenheiros do Google vem implementando novidades no player do YouTube baseado em HTML5. Novas funções, como suporte a vídeos HD 1080p, sistema de exibição em tela cheia nativo e cópia da url do vídeo em um determinado trecho, por exemplo, agora já podem ser testadas por quem usa um navegador compatível com a linguagem, como o Internet Explorer 9 e as vesões mais recentes do Google Chrome e do Mozila Firefox.

Segundo o blog americano Google Operating System, o player “está cada vez mais pronto para substituir o Flash Player”, da Adobe, que enfrenta muitas críticas por ser um plataforma fechada, insegura e por exigir maior performance para funcionar perfeitamente — o que, no caso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, gera um alto consumo de energia e diminui a autonomia da bateria.

Até o momento, ainda não há data oficial para o player tradicional do YouTube ser substituído pela versão em HTML5, que já está em desenvolvimento pelo Google há alguns meses. No entanto, é possível ativá-lo como padrão, através desta página.

Recentemente, a própria Adobe anunciou que a versão móvel do Flash Player não será mais desenvolvida. A empresa pretende se dedicar seus esforços para o desenvolvimento de ferramentas utilizando HTML5.

COMENTÁRIOS dos leitores