Metade do tráfego móvel global é gerado por vídeos

idgnowpor Nowdigital sex, 24/02/2012 - 10:04

Os vídeos responderam por metade do tráfego da Internet móvel nos últimos três meses – encerrados em janeiro - ante 40% no mesmo período do ano anterior, de acordo com estudo da ByteMobile.

Mas, afinal, de onde vem esse crescimento? Aumento da demanda por tablets, suporte à tecnologia HD, o hábito de assistir TV no smartphone? Segundo o estudo, em algumas redes monitoradas pela empresa a participação do formato subiu para 69%.

Os usuários de tablets e smartphones têm elevado o consumo por assistirem longas-metragens nas pequenas telas, assinarem serviços de streaming e se comunicarem por videoconferência.

“A popularização dos dispositivos móveis, combinada com a explosão de conteúdo e aplicativos que tiram proveito de recursos sofisticados, levou o tráfico de dados a novos patamares”, afirmou Stacey Infantino, um dos autores da pesquisa. “Com o 2G e o 3G abrindo caminho para o 4G – aumentando o apetite dos internautas por vídeos em alta definição, sob demanda e por streaming – a capacidade de rede se tornou um desafio para operadoras”.

A ByteMobile destacou que o volume consumido aumenta consideravelmente de acordo com a qualidade da imagem. Enquanto cinco minutos a 360p – resolução mais popular para dispositivos móveis - exige de 10MB a 15MB, o mesmo tempo para conteúdo em HD demanda 75MB.

Também não chega a ser uma surpresa a constatação de que usuários de tablets consomem mais informações do que os de smartphones. Na comparação entre iPhone e iPad, três vezes mais; na plataforma Android, duas vezes. Os que possuem o tablet da Apple, aliás, geram um tráfego quase duas vezes maior do que os que preferiram um com o SO da Google.

COMENTÁRIOS dos leitores