Microsoft planeja colocar Skype direto na Web

seg, 16/04/2012 - 21:07

A Mozilla anunciou, no início deste mês, um protótipo de programa de conferência audiovisual que rodaria apenas dentro da própria Web, sem a necessidade de um software instalado.

Este sistema, chamado de WEBRTC (Web Real Time Comunication, ou Comunicação em tempo real para Web) permitiria que dois sistemas, mesmo móveis, fossem capazes de enviar fotos e vídeos sem nenhuma outra peça de software instalada nas máquinas.

Aparentemente, a Microsoft está apostando na mesma ideia e planeja levar o Skype para a Web na sua nova plataforma Metro. A gigante de softwares deixou passar o seu planejamento numa sequência de aberturas de vagas de emprego publicadas na Microsoft Talent Network. "O Skype está procurando por pessoas apaixonadas e que funcionem bem em times para nos ajudar a trazer a experiência do Skype para a Web. (...) O resultado do desenvolvimento será usado por milhões de usuários gratos pelo mundo inteiro", afirmou o time de desenvolvimento em anúncio no site da empresa.

A ideia de um Skype rodando num browser não é nova - o Facebook e a empresa já fizeram uma integração de suas redes sociais, mas é necessária a instalação de um plugin específico do Facebook para que o sistema funcione. A proposta da Microsoft com o sistema Metro é uma navegação mais limpa de convergência total entre aparelhos.

Desde que comprou a Skype, em 2011, por cerca de 8.5 bilhões de dólares, o futuro da plataforma estava incerto. Como a proposta da Microsoft é uniformizar as experiências independente do dispositivo usado, esta versão para a Web do Skype rodaria igualmente bem em desktops, telefones e tablets com o sistema operacional da empresa.

COMENTÁRIOS dos leitores