Saiba como gerenciar seus atalhos de teclado no Mac

macworldpor Nowdigital seg, 16/04/2012 - 10:05

Se você também acha que usar muito o mouse ou o trackpad te deixa mais lento, separamos algumas maneiras de usar mais o teclado e menos o mouse – além de alguns conselhos sobre como gerenciar sua coleção cada vez maior de atalhos.

Atalhos para o sistema todo

O OS X inclui uma variedade de atalhos de teclado globais que você talvez já conheça: esconder e mostra o Dock (Command+Option+D), ativar a drop-down do menu Spotlight (Command+Barra de Espaço), tirar uma screenshot (Shift+Command+3), e exibir Mission Contorl (Command+Seta para cima). O que você talvez não saiba é que esses atalhos são personalizáveis, e que você pode designá-los para outras ações válidas para o sistema todo.

Para personalizar os atalhos existentes, ou adicionar outros, abra o painel Teclado (Keyboard) em Preferências de Sistema (System Preferences), e clique na aba Atalhos de Teclado (Keyboard Shortcuts). Escolha uma categoria no painel à esquerda, e as tarefas associadas aparecerão ao lado direito. Alterar um atalho existente é tão simples quanto clicar nesses comandos de teclado exibidos, e então digitar seu próprio substituto. Para criar um novo atalho, o processo é igualmente simples: clique na opção Nenhum (None), e aperta sua combinação de teclas.

Adicione seus próprios

A aba Teclado também é onde você cria atalhos de teclado específicos para aplicativos. Mas por que você iria querer atalhos direcionados? Considere o app Mail, por exemplo, onde eu uso muito caixas de e-mail padrão e inteligentes para organizar minha sempre crescente coleção de e-mails. Infelizmente, o Mail não possui atalhos de teclado para coisas como criar novas caixas de mensagens. Mas é simples adicionar atalhos para os itens de menu que eu mais uso: de volta ao painel Teclado nas Preferências de Sistema, clique em Atalhos de Aplicativos (Application Shortcuts) no canto esquerdo da aba Teclado e então clique no botão Adicionar (+) para adicionar um novo teclado.

Uma nova janela será aberta. Quando isso acontecer, selecione Mail (neste exemplo) no primeiro pop-up, digite o nome exato do comando do menu na próxima caixa de diálogo (você pode digitar o “...”ao apertar Option+;), e finalmente, o atalho de teclado que você quer criar. Repita a ação sempre que necessário, e quando tiver terminado, você vai encontrar seus novos atalhos nos menus de aplicativos prontos para serem usados.

Apesar de ser possível designar seus próprios atalhos na maioria dos aplicaitvos (mas não em todos), você pode descobrir que determinados comandos de menu se recusam a cooperar. Infelizmente, não há uma regra para determinar quais funcionarão ou não; é preciso testar e ver o que acontece.

Use um utilitário

Outra maneira de manter suas mãos no teclado é por meio do uso de utilitários lançadores como Alfred, Butler, LaunchBar, ou QuickSilver; e por meio de programas macro para teclados como Keyboard Maestro ou QuickKeys. Todos esses programas (que incluem opções pagas e gratuitas) possuem uma poderosa mistura de recursos, algumas das quais incluem habilidade de apontar atalhos de teclado.

Um ponto negativo de ficar centrado no teclado é o enorme número de atalhos que existem. Considere os menus do Mail, por exemplo: contei 89 atalhos de teclado definidos apenas naquele app. Adicione aí na conta os teclados para seus outros app, assim como aqueles que você mesmo criou, e você pode ter literalmente milhares de combinações de teclado para lembrar. Como você poderia conseguir se lembrar de todos eles? A resposta honesta é que isso não é possível, por isso nem deve tentar.

Em vez disso, você deveria memorizar apenas aqueles que usa com mais frequência, usar alguma ajuda para conseguir lembrar os que não são usados tão frequentemente, e então depender de ainda mais ajuda para aqueles que você raramente utiliza.

O primeiro nível, composto pelos seus atalhos mais utilizados, é o mais fácil. Você naturalmente memoriza-os por meio da pura repetição. Para mim, essa não é uma lista enorme; talvez algo entre cinco e dez atalhos por app.

Mas é no próximo estágio que as coisas ficam mais complicadas. Você tem os atalhos que usa com frequência, mas não o bastante para se comprometer totalmente a memorizá-los. Como você se lembra desses atalhos de maneira rápida e fácil? Uma possível solução é o KeyCue (US$15), que pode abrir em pop-up uma lista de todos os seus atalhos nos menus dos aplicativos. (Você também pode adicionar entradas para atalhos que não são mostrados nos menus.)

Crie uma planilha com “colas”

No entanto, o KeyCue não pode te ajudar com atalhos que você pode ter criado um programa lançador ou macro de teclado. Como muitos dos meus atalhos mais úteis foram criados dessa forma, pensei em uma solução alternativa. Criei um novo documento no Pages, listando esses atalhos essenciais, e o que eles fazem. Então salvei essa página como um arquivo PDF (porque o Preview abre muito mais rapidamente do que o Pages). 

Para ter certeza de que sempre posso abrir minha “cola” de atalhos rapidamente, criei um menu usando o Butler e então e então designei um gesto touchpad para “digitar” esse atalho para mim usando o BetterTouchTool. Com essa solução no lugar, posso tanto convocar o menu do Butler com o atalho dele ou um toque no canto inferior esquerdo do meu Magic Trackpad para abrir em pop up um menu cujo primeiro item abre a minha planilha de atalhos. Uma vez que tiver olhado um atalho nessa planilha, lembrarei dele por um tempo, por isso não precisarei fazer referência a ele constantemente.

atalhostecladomac01

A planilha com as "colas" dos atalhos e o menu pop-up (à direita)

Para esses atalhos que você usa raramente, aqui vai uma última dica, apesar de ela só ser útil para combinações de teclas que estão nos menus de um programa: use Shift+Command+/, o atalho global para o menu Ajuda (Help) em praticamente todo aplicativo OS X.

Mesmo que eu não lembre as teclas de atalho para um comando em especial, geralmente consigo lembrar do nome do comando. Por isso, após ativar o menu Ajuda a partir do teclado, eu posso começar a digitar esse nome. O menu Ajuda então realiza uma busca nos menus do app por comandos que correspondem ao que eu digitei. À medida que encontra comandos, ele também mostra seus atalhos de teclado.

Obviamente, você não precisa usar esse truque apenas para encontrar atalhos para os comandos que quer. Você também pode apenas buscar por um comando, então usar a seta do cursor para navegar para aquele de sua escolha. Aperte Return, e o comando será implementado.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores