Ministra defende propriedade intelectual na internet

Ministra segue na direção contrária de seus antecessores e defendeu a regulação dos direitos de propriedade intelectual na web

por Carlos S Silvio qui, 19/04/2012 - 16:35
Elza Fiúza/AB

Ana de Hollanda, ministra da Cultura, agora tem mais uma polêmica na sua gestão. Em recente visita a Colômbia, onde esteve participando da abertura da Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), a ministra afirmou que se preocupa muito com os problemas envolvendo downloads livres e defendeu o direito a regulação da propriedade intelectual na internet, estabelecendo garantias jurídicas, semelhante a outros países.

Ministro da Cultura entre 2003 e 2008, o cantor Gilberto Gil chegou a declarar-se admirador da "cultura hacker", e esta foi a herança deixada para Ana de Hollanda, que se mostrou crítica a algumas ações de seu antecessor. A atual ministra lembrou que Gil "tem sua obra protegida e recebe os pagamentos correspondentes". Com esta mudança de políticas quanto à liberdade na internet, a ministra busca "garantir os direitos de quem cria", afirmou nesta quarta-feira, antes de inaugurar o pavilhão do Brasil na Filbo 2012.

"Gilberto Gil trabalhava muito por uma internet livre e eu também trabalho por uma internet livre, para aquele que quer depositar sua obra livremente", explicou Hollanda, se referindo a artistas que voluntariamente usam a rede como meio de difusão. "O tema está sendo polêmico no mundo inteiro, não só em meu país", explicou a ministra, que se mostrou preocupada com a forma como "está sendo levada a discussão sobre como divulgar a cultura através da internet".

COMENTÁRIOS dos leitores