10 tendências que influenciarão o setor bancário

computerworldpor Nowdigital seg, 30/04/2012 - 18:12

Para a SunGard, empresa do setor de serviços de software e tecnologia, o modelo bancário mudou e a transformação inclui investimento para assegurar a conformidade regulatória e a garantia de que acionistas entendam e possam gerenciar suas exposições ao risco. “Para muitos bancos, a questão não é ‘o que fazer para ter sucesso’, mas sim ‘como sobreviver’”, diz David Hamilton, presidente da área de banking business da SunGard.

Diante desse quadro, a companhia identificou dez tendências que estão moldando a indústria bancária. Veja abaixo.

1. Bancos precisarão de transparência no custo de caixa para ajudar a garantir que requerimentos regulatórios para adequação de capital, caixa adicional preventivo e estratégias de reserva de capital não impactem no retorno sobre o patrimônio (ROE), impedindo lucro e objetivos de crescimento das organizações.

2. Varejo, bancos comerciais e privados estão se esforçando por uma gestão de clientes robusta, com a finalidade de otimizar o relacionamento com clientes e reconstruir a confiança perdida devido à crise financeira.

3. Com fatores macro-econômicos causando volatilidade no comportamento dos consumidores, os bancos precisam proteger depósitos e validar continuamente as estratégias de empréstimos para aprimorar a rentabilidade ajustada ao risco.

4. Instituições financeiras estão buscando uma abordagem integrada da empresa para uma gestão de risco estratégica para ajudar a atender requisitos regulatórios e alocar capital de forma mais eficiente.

5. Os bancos também estão procurando compreender o verdadeiro perfil de risco de seus negócios individuais para ajudá-los a tomar decisões sobre alienação e potenciais aquisições, para reorganizar seu modelo de negócios para áreas mais avessas a risco.

No longo prazo, a SunGard aponta que:

6. O crescimento exponencial no uso de dispositivos móveis em todo o mundo significa que os bancos precisam de uma abordagem de mobilidade integrada; assim como os clientes esperam cada vez mais serviços bancários "sempre conectados e sempre acessíveis".

7. Bancos estão sob crescente pressão para aprimorar a transparência dos negócios, dado o crescente impacto que políticas ‘populares’  e grupos de interesses especiais tiveram sobre reguladores e políticas governamentais.

8. A intermediação financeira mudará estruturalmente, conforme surgem modelos alternativos de bancos, e a inovação tecnológica e a desregulamentação aceleram 'não-bancos', em especial para programas de inclusão financeira para aqueles sem acesso aos serviços bancários.

9. A tensão entre os reguladores, mercados e investidores continuará, conforme reguladores bancários exigem uma maior transparência e menor risco, e enquanto os investidores do banco continuarem a procurar maiores níveis de retorno sobre seus investimentos.

10. Inovação tecnológica e taxas de adoção significam que varejo, bancos comerciais e privados estão reavaliando como capturam, segmentam e atendem sua base de clientes, conforme as estratégias existentes para o perfil demográfico por sexo, idade e 'eventos-chave da vida' deixam de fornecer informações precisas sobre as expectativas do cliente.

COMENTÁRIOS dos leitores