PF abre centro de repressão a crimes cibernéticos

Polícia diz que centro é "mais um instrumento de prevenção e investigação a ataques contra sistemas de informação e infraestruturas críticas do Governo

IDG Nowpor Carlos S Silvio seg, 04/06/2012 - 20:06

A Polícia Federal (PF) inaugurou nesta segunda (4), o Centro de Monitoramento do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos em Brasília. Segundo a PF, esse é "mais um instrumento de prevenção e investigação a ataques cibernéticos contra sistemas de informação e infraestruturas críticas do Governo Federal". 

A PF afirma que as mais de 320 redes do Governo Federal recebem mais de dois mil ataques por hora. O objetivo do centro será "identificar e acompanhar, continuamente, os responsáveis por estes ataques, permitindo uma ação mais rápida e eficaz". O objetivo é evitar maiores danos aos sistemas ou aos dados sensíveis do governo ou dos cidadãos brasileiros.

Durante a Conferência Rio + 20 e os demais eventos de grande importância, como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, o centro funcionará em regime de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além do centro, a PF prepara a instalação de grupos táticos especializados em investigação de crimes cibernéticos nas doze cidades-sede da Copa do Mundo, além do desenvolvimento de outros sistemas inteligentes de coleta e tratamento de dados.

COMENTÁRIOS dos leitores