Oi e Claro avançam nos testes com tecnologia 4G

Empresas se preparam para leilão das faixas da rede de 4ª geração que acontece na próxima semana

por Carlos S Silvio sab, 09/06/2012 - 10:25

A Oi anunciou nesta sexta-feira (8) a conclusão dos testes feitos com a tecnologia 4G em cinco municípios do Estado do Rio de Janeiro. Utilizando equipamentos de diferentes fabricantes, segundo a operadora, os testes apresentaram "conformidade, funcionalidades especiais e de performance outdoor". 

"Avaliamos as características e a performance técnica dos equipamentos dos cinco fornecedores de tecnologia LTE e agora conseguimos ter uma noção mais precisa das funcionalidades e da arquitetura mais conveniente para obter as maiores velocidades de banda larga", disse Luis Alveirinho, diretor de Desenvolvimento e Engenharia da Oi, em comunicado.

A finalização dos testes aconteceu próxima a data da realização do leilão das faixas de frequência referentes a rede móvel de quarta geração (4G), que acontecerá no próximo dia 12 de junho. Seis empresas se inscreveram para participar do leilão.

 

Claro - A Claro também entregou nessa semana suas propostas para o leilão das faixas de 4G. Segundo Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado da operadora, 40% da rede da empresa estão prontas para a tecnologia de celular de quarta geração (4G). “Estamos há dois anos preparando a rede”, disse Fiamma. “Trocamos as conexões de rádio no backhaul (rede de transporte) e hoje o meio prioritário é a fibra. A capacidade está na casa dos petabytes”, disse Zafire, explicando que um petabyte equivale a 1 bilhão de megabytes.

Parte do investimento feito pela empresa foi feito em conjunto com a Embratel, empresa que juntamente com a Claro pertence à América Móvil, do bilionário mexicano Carlos Slim Helú.

Em conjunto com a Embratel e a Net, empresas do mesmo grupo, a Claro está investindo em hotspots Wi-Fi. Só a Net instalou cerca de 400 hotspots em São Paulo, com planos de ampliação da rede para outros Estados.

Ainda segundo a diretora da Claro, Recife está nos planos de expansão da operadora, que pretende com o aumento do número de hotspots desafogar o tráfego da rede de celular - mesma estratégia da concorrente TIM.

A Claro é a terceira maior operadora. Em março, tinha 61,6 milhões de usuários, número que equivale a 24,6% do mercado. Em primeiro lugar está a Vivo, com 74,8 milhões, e, em segundo, a TIM, com 67,2 milhões.

COMENTÁRIOS dos leitores