Conheça a versão Beta do iOS6

Sistema foi apresentando ontem durante conferência anual da empresa

por Carlos S Silvio ter, 12/06/2012 - 20:50

Visando a adaptação dos aplicativos para o novo sistema operacional móvel da empresa, a Apple disponibilizou uma versão beta do iOS 6. Conheça as funcionalidades e características da versão beta da nova versão do sistema operacional de gadgets da empresa:

- Configuração

O novo iOS oferece a mesma opção de configuração inicial sem que seja preciso conectá-lo a um computador presente na versão 5. Porém, há uma pequena mudança: a possibilidade de utilizar duas Apple IDs em um único dispositivo. Normalmente uma para o iCloud e outra para lojas de aplicativos e músicas.

Sites especializados não consideram uma mudança significativa, porém refletem a adimissão da Apple de que seus usuários têm mais de uma ID para serviços diferentes da empresa.

- Apple Maps

Deixando o Google Maps de lado, o sistema atual da empresa usa recursos de uma série de empresas num sistema próprio de mapas. A principal é a respeitada empresa de GPS Tom Tom. Entre os destaques, a exibição de rotas curva-a-curva, mostrando o intinerário em direção a um lugar específico.

Por enquanto, o mapa não dá suporte a todos os países do mundo, e também há poucos mapas do Brasil disponíveis. Porém ao ser entregue a versão final do sistema, é provável que tenha suporte a mapas de todo o planeta.

Mapas em 3D também são uma novidade, semelhantes ao que o Google anunciou dias antes numa conferência voltada a mudanças do serviço Google Maps (disponíveis também para iOS).

- Aplicativos nativos

Grande parte dos aplicativos padrão do sistema tiveram a interface atualizada. O Music Player ficou mais claro e seus controles foram reposicionados. Ao tocar um podcast, há a opção de avançar 15 segundos. Anteriormente, só havia a opção de retrocedor 30 segundos.

As mudanças também chegaram a loja de aplicativos e de música, que tiveram navegação e funcionalidade melhoradas.

Por exemplo: ao comprar um aplicativo, você pode continuar navegando ao mesmo tempo em que o download é feito. Quase a mesma situação ocorrida na loja de música da empresa. Um dos poucos que não passaram pela mudança foi o navegador Safari, que continua com a mesma interface, porém agora exibe opções de compartilhamento no formato de ícones substituindo a lista com ações.

- Integração

A Apple aumentou a integração com o Facebook nessa nova versão. Existe a possibilidade de integração desde Contatos (onde é possível categorizar como um grupo específico ou posicioná-los numa lista normal) até aplicativos, Calendários, que mostra eventos e aniversário dos seus amigos, Fotos e as lojas de aplicativos e música, onde haverá a opção de curtir itens.

- Siri

O assistente de voz ganhou novas funções. Ele pode fazer reservas em restaurantes, falar ranking de filmes, iniciar aplicativos, atualizar status no Facebook, tweetar, entre outras funções. Uma novidade interessante é a integração em carros e a chegada ao novo iPad. Além disso, novos idiomas são suportadores pelo recurso. Entre eles, o espanhol, mandarin, coreano, italiano e chinês. O português continua de fora da lista de idiomas disponíveis no Siri.

- Privacidade

O iOS 6 tem um número enorme de permissões a serem exibidas. As restrições estão presentes não só na localização do usuário, como também aos contatos, rolo da câmera, calendários e lembretes. Os aplicativos que acessam alguma funcionalidade com permissão do usuário ficarão listados na sessão privacidade e pode ser desativado de maneira individual.

- Detalhes

Aplicativos recentes recebem uma faixa azul com a palavra "novo", até serem inicializados. As barras de notificações ganharam widgets que permitem atualizar Twitter e Facebook.

A sessão de ajustes se tornou mais condensada, com itens que antes tinham configurações separadas e agora encontram-se unidos, como por exemplo Fotos e Câmera, brilho e imagem de fundo e as duas lojas da empresa. Também há uma nova opção chamada "Não pertube", que desativa notificações e impede que chamadas façam o aparelho tocar.

- Disponibilidade para  iPhone 3GS

O novo sistema operacional da empresa surpreendeu por dar suporte ao iPhone 3GS, celular lançado em 2009, o que resultará em mais tempo e interesse dos usuários no aparelho. Claro que há ressalvas de que o aparelho não irá suportar todos os recursos presentes na nova versão. 

O iOS 6 chegará aos usuários de aparelhos da Apple em setembro, como atualização gratuita. Enquanto isso, a empresa se comprometeu a liberar atualizações para desenvolvedores visando correção de bugs e novas funcionalidades. 

(Prints Techcrunch & Cult of Mac)

COMENTÁRIOS dos leitores