Saiba como criar playlists inteligentes no iTunes

macworldpor Nowdigital qui, 21/06/2012 - 08:02

Apesar de você poder reproduzir música no iTunes, ou em um aparelho iOS, ao escolher um artista ou álbum – ou mesmo de modo totalmente aleatório – as playlists (listas de reprodução) são o que te permitem customizar sua biblioteca e sua experiência de ouvinte. Recebemos sempre muitas perguntas sobre playlists inteligentes, e aqui seguem as mais interessantes.

P: Como posso criar uma playlist inteligente aleatória que limita o número de faixas de um artista específico?

Comece ao criar uma nova playlist inteligente. Selecione Arquivo -> Nova Lista Inteligente, ou aperte e segure a tecla Option e clique no ícone de ferramentas (o ícone de mais torna-se isso quando você aperta Option) no canto inferior esquerdo da janela do Windows.

A nova playlist terá como padrão uma única condição: Artista Contém (Artist Contains). Cliquem em Contém (Contains) e escolha É (Is) a partir do menu pop-up que aparece (a não ser que você queira incluir álbuns em que existam vários artistas; nesse caso, deixe como Contém).

smartplayitunes01.jpg

Então, marque a opção próxima a Limitar A (Limit To). Por padrão, o campo próximo a ela é 25, mas você pode mudar esse número para qualquer de sua escolha. Clique em OK para salvar a playlist.

P: Há alguma maneira de agrupar todas as músicas por artistas que eu só tenha uma música de cada na minha biblioteca: todos os arquivos gratuitos/freebies, artistas de um hit só, e por aí vai? Não parece haver um modo de criar uma playlist inteligente que busque por “número de músicas na minha biblioteca de um artista é 1”. Alguma sugestão?

Você está certo; não é possível fazer isso com uma playlist inteligente. No entanto, o aplicativo TrackSift (US$2, para Mac) contém nove ferramentas para criar playlists que você não pode fazer no iTunes, incluindo uma lista de Um Hit Só (One Hit Wonder), exatamente como você quer. O software também consegue encontrar arquivos sem arte de capa, sem letras, e realizar algumas operações de limpeza na sua biblioteca do iTunes.

smartplayitunes02.jpg

P: Eu uso dados do campo de gênero para criar playlists. No entanto, é muito difícil lidar com vários gêneros no iTunes. Há uma maneira para se usar palavras chave que possam facilmente ser designadas para as músicas, para que uma faixa possa ter múltiplos gêneros?

É verdade que nem toda música se encaixa bem um gênero. A marcação/tageamento por palavras chave, como usado no iPhoto, já foi um dos nossos pedidos para o iTunes 11 no ano passado.

Enquanto isso não acontece, há uma maneira para você fazer isso: use o campo de Comentários (você pode digitar quantas palavras chave quiser desde que as separe com espaços) para qualquer música que quiser em outro gênero.

Você pode criar uma playlist inteligente para músicas que correspondam a qualquer uma das condições em que, por exemplo, o gênero seja Festas de Final de Ano e os comentários contenham o mesmo termo. Dessa maneira, você terá ambas as músicas cujo gênero seja Festas de Final de Ano e qualquer faixa – independente do gênero – com Festas de Final de Ano nos comentários.

COMENTÁRIOS dos leitores