Lego e Chrome lançam tecnologia 3D

Página feita em parceria com a fabricante de brinquedos Lego promove a WebGL e incentiva usuários a testar o browser da gigante

por Naiane Nascimento qui, 28/06/2012 - 16:53
Reprodução Internet O usuário possui liberdade para desenhar o que a sua imaginação pedir Reprodução Internet

A Google, em parceria com a The LEGO Group da Austrália (LEGO Australia Pty Ltd), desenvolveu uma página com o intuito de promover a nova tecnologia 3D - a WebGL - que a empresa desenvolveu para o Chrome. Ao abrir o site, usuários são convidados a fazer construções com peças de Lego virtuais em pequenos lotes do mapa e testar a tecnologia.

A WebGL traz gráficos em 3D para o navegador, sem que seja necessário instalar algum outro software.

Em outros browsers é mostrado um aviso de que o Chrome é o mais recomendado para a brincadeira começar - segundo a página, ele seria mais rápido. Claro que ela também funciona em outros navegadores, mas, curiosamente, neles a tecnologia demora mais tempo para ser carregada.

Parece que a Google aproveitou para incentivar os usuários a testarem o seu browser. "Desenvolvemos o Build para demonstrar a última tecnologia do Chrome. Recomendamos que você baixe o navegador e retorne ao site. Ainda assim, você pode tentar acessá-lo em seu navegador padrão. O Chrome é rápido, gratuito e instala em segundos", diz o aviso.

O primeiro passo é entrar no site. Ele abrirá um mapa - que só mostra a Oceania - mas ainda assim você poderá desenhar normalmente.

Ao lado esquerdo há um zoom e uma peça quadrada no topo. Ao clicar nela, você é direcionado ao mapa, com visualização em 3D. Aparecem vários terrenos, alguns sinalizados com a caixa "under construction", ou seja, o terreno já foi ocupado por outra pessoa, ou você pode optar pela escolha de um terreno aleatório. Para isso, basta clicar no botão "Build" ao lado direito da tela.

Depois disso é só começar a desenhar, selecionando as pecinhas e até mudando de cor. Dá, inclusive, para colocar peças especiais de portas e janelas. Também há comandos para que você possa visualizar sua criação de diversos ângulos e lados. O máximo de altura que você conseguirá chegar é de 27 peças.

Você pode desenhar o que a sua imaginação mandar. Já construíram casas com jardins - bem ao estilo lego, prédios, uma pata enorme de dinossauro e até mesmo um ringue de boxe com dois lutadores. No entanto, uma vez publicadas, as construções não podem ser modificadas. Além disso, não há como salvar criações, caso você queira fazer uma pausa e voltar depois para terminá-las.

Há também um segundo botão - ao lado direito da tela principal - que apresenta a opção "Explore", que possibilita ao explorador visualizar a arte de outras pessoas. Nesse menu você ainda tem a possibilidade de escolher entre duas opções: "Most viewed", que apresenta apenas as construções mais visualizadas; e o "Recent", com as criações recentes.

Ao terminar a produção é só clicar em "Publish", no topo da página, ao lado direito. Aparecerá um aviso de que "todas as construções são verificadas pela The LEGO Group, para garantir que elas estão de acordo com as normas para todos poderem visualizá-las".

Você ainda deverá preencher alguns campos com seu e-mail e data de nascimento e, ainda, concordar com os Termos e Condições do site para que a sua arte seja publicada.

COMENTÁRIOS dos leitores