Qual é o DNA cultural da sua empresa?

ciopor Nowdigital seg, 01/10/2012 - 07:10

Quando o Yahoo nomeou recentemente Marissa Mayer como CEO, a notícia obteve atenção da mídia. Segundo o presidente da empresa, Fred Amoroso, a escolha de Marissa foi perfeita por causa do seu “histórico sem precedentes em design, tecnologia e execução do produto”.

Mas no dilúvio de comentários e reação que se seguiu, a observação que realmente me chamou a atenção veio do cofundador do Netscape e capitalista de risco Marc Andreessen. Ele disse que o Yahoo contratou um “CEO centrado em produto”, Marissa, em vez do CEO interino Ross Levinsohn, que Andreessen considera um “CEO centrado em vendas”.

Essa visão me fascinou porque denota o que uma empresa quer ser e como sua cultura suporta isso. Em todos os setores, há companhias de sucesso que se aproximam do mercado, com diferentes filosofias de negócios e maquiagens culturais. No mercado de tecnologia, por exemplo, a EMC é conhecida por sua cultura de vendas; Google e Microsoft por suas culturas de engenharia; IBM e HP por suas culturas operacionais; Amazon pela sua cultura em Supply Chain, e Apple por seu design e cultura de Marketing.

Pare e pense: Qual é o DNA cultural da sua empresa?

Essa é uma questão especialmente importante para os CIOs para atender e entender. Ela ajuda você a definir o que deve entregar para ser visto e respeitado como um parceiro de negócios. No entanto, uma das coisas que eu observei inquietante no início deste ano na pesquisa State of the CIO é que 48% dos líderes de TI disseram que seus pares de negócios enxergam TI como um centro de custo ou de prestação de serviços da organização. Fiquei surpreso com esse alto percentual.

Com TI fazendo seu trabalho cada vez melhor e atuando de forma mais transformadora na economia que se recupera lentamente, como pode metade de vocês ainda ter a visão de que a TI é um centro de custo ou organização de serviços? Talvez a resposta esteja em uma incompatibilidade de DNA cultural entre a TI e o CEO. Por exemplo, uma empresa de TI que oferece soluções técnicas surpreendentes seria altamente valorizada em uma cultura de engenharia. Mas se a organização tem uma cultura de vendas, os executivos não vão ficar impressionados.

Então, qual é o seu DNA corporativo e quanto é que isso importa para TI?

(*)  Texto de Michael Friedenberg, presidente e CEO da IDG Enterprise

 

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores