iPhone 5 homologado é incompatível com 4G brasileiro

Aparelho não é compatível com rede que funciona na frequência 2,5 GHz, utilizada no Brasil

por Carlos S Silvio ter, 09/10/2012 - 16:55
Divulgação Aparelho homologado pela Anatel não é compatível com frequência brasileira do 4G Divulgação

O modelo de iPhone 5 homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é incompatível com as redes 4G do Brasil. A constatação partiu da própria Anatel. O 4G brasileiro funciona na frequência 2,5 GHz, porém não está na lista das frequências disponibilizadas pelo certificado da Anatel para o aparelho. 

O novo iPhone, alvo de diversas especulações e rumores, foi anunciado oficialmente pela Apple no dia 12 de setembro, com uma tela maior e conexão 4G. 

Após o lançamento do aparelho, houve a divulgação de que a companhia americana produziria três modelos diferentes do smartphone, compatíveis com três diferentes frequências de 4G, para conseguir adaptar o produto às frequências de rádio utilizadas no 4G de todo o mundo. Mesmo assim, o que foi homologado pela Anatel esse mês não é compatível com a rede local brasileira, que ainda está em fase de implantação. 

A conexão 4G do aparelho também foi um assunto polêmico na Europa, onde a frequência do aparelho também não é compatível com serviços utilizados em boa parte da parte Ociental, inclusive Espanha, França e Itália. 

Liberação  - Com a homologação, o iPhone 5 já pode ser comercializado no país, porém a Apple ainda não confirmou a data exata da chegada do aparelho. A certificação foi feita no dia 1º de outubro, segundo documento divulgado pela agência em seu site. 

Porém, a certificação já é um indicativo de que a chegada do smartphone no país está próxima. No lançamento do aparelho, a Apple afirmou que, em dezembro, o mesmo chegaria a mais de 100 países. A expectativa é de que o Brasil esteja na lista. 

A data de chegada do smartphone ainda não foi confirmada nem pela Apple nem por nenhuma operadora brasileira, assim como os preços. Nos EUA, o modelo mais simples, com 16 GB, custa US$ 199 com um plano de operadora. O preço da versão desbloqueada ainda não foi divulgado.

COMENTÁRIOS dos leitores