4G Americas anuncia 150 redes LTE em 67 países
Previsão é de que mais de 250 redes LTE estejam em operação ao redor mundo até o final de 2013
A nova tecnologia de banda larga que está chegando no setor de telecomunicações promete se espalhar rapidamente pelo mundo todo. De acordo com a 4G Americas, uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes deste setor, afirma que 150 operadoras já lançaram serviços comerciais de banda larga móvel com tecnologia LTE (4G) em pelos menos 67 países.
Essas implantações foram feitas nos últimos cinco meses e prometem aumentar. A 4G Americas prevê cerca de mais 100 lançamentos até o final de 2013. O presidente da associação, Chris Pearson, conta que o mais surpreendente é o número de lançamentos de redes com a tecnologia LTE-Advanced para ainda este ano. Resultado de operadoras que estão investindo na evolução contínua das suas redes LTE.
Pearson afirma que, mesmo com a chegada dessa nova geração de banda larga, o serviço 3G não irá sumir completamente. "A adoção da tecnologia LTE foi muito além das nossas expectativas. Mas a HSPA e HSPA+, a banda larga 3G, ainda será a plataforma para a evolução de banda larga móvel, oferecendo roaming com cinco bandas globais, mais de 500 implementações comerciais e mais de 1 bilhão de conexões".
Refletindo os passos evolucionários da HSPA, a LTE também deve evoluir rapidamente para a LTE-Advanced (LTE-A). A maioria das conexões atuais LTE já em operação no mundo podem ser encontradas em três bandas - 700 MHz, 1800 MHz e 2,6 GHz - mas a LTE já foi implementada em 20 bandas separadas. Outras frequências como AWS 1700-2100 MHz estão atraindo atenções e devem ser usadas em grande escala nas Américas.