Microsoft desenvolve programa para cidades inteligentes

Iniciativa coloca o morador como principal parte do processo de desenvolvimento do município

por Eduarda Menezes qua, 25/09/2013 - 19:31
Reprodução/Internet Mais de 430 mil especialistas trabalham no CityNext, oferecendo alternativas em setores variados Reprodução/Internet

O papel do cidadão é essencial para o desenvolvimento e progresso de qualquer cidade do mundo. E foi focada na participação mais ativa do morador que a Microsoft lançou em julho deste ano o CityNext, iniciativa com alcance global anunciada durante a Worldwide Partner Conference.

Ao construir a visão de uma cidade inteligente, o projeto traz uma abordagem diferenciada, saindo do foco unicamente infraestrutural, para trazer o cidadão como principal parte do processo. A ideia ainda está dando os primeiros passos no Brasil, mas já pode ser observada em algus Estados.

Um exemplo de como o CityNext pode ajudar a melhorar a vida do cidadão está sendo atualmente desenvolvido em Minas Gerais. A iniciativa estadual trabalha na produção de um aplicativo que servirá como uma unidade de atendimento integrado. Com o sistema será possível acompanhar e monitorar o atendimento dos serviços públicos e tomar uma ação de acordo com as informações apuradas, tornando possível conferir o tempo que está sendo necessário em determinado local para tirar uma carteira de trabalho ou registro de identidade.

O programa oferece soluções em vários setores, atuando de acordo com a necessidade local. “Especialistas tentam implantar soluções, não só no lado tecnológico, mas também no de gestão de mudanças”, explicou Patrícia Freitas, diretora da Microsoft Brasil para o setor público.

Mais de 430 mil especialistas trabalham no CityNext, oferecendo alternativas em setores variados como  saúde, educação, segurança e gestão pública, entre outros. A empresa possui um painel com soluções de gestão já desenvolvidas que podem ser customizadas de acordo com a necessidade local.

Barcelona, na Espanha, é um dos exemplos onde a iniciativa vem sendo implementada com sucesso. “O governo colocou os dados de gestão da cidade em nuvem e abriu para o cidadão baixar um aplicativo e conseguir acompanhar o que está acontecendo, como índices educacionais e econômicos da cidade”, disse Freitas.

A iniciativa ainda dá seus primeiros passos para amplificação de soluções tecnológicas no desenvolvimento de cidades inteligentes. “A Microsoft já trabalha oferecendo melhorias para o governo há muito tempo. O que muda com o CityNext é a abordagem que o cidadão fique no centro pra que haja essa melhoria”, ressaltou a diretora.

COMENTÁRIOS dos leitores