41% das vítimas de golpes online não recuperam dinheiro

Dos casos analisados, em 17% o valor desapareceu durante o uso de internet banking

por Nathália Guimarães sex, 18/10/2013 - 11:46
Reprodução Apesar baixo índice de devolução, 45% dos usuários ainda acreditam que suas transações são protegidas Reprodução

Ser vítima de um golpe online é um risco que muitos internautas estão correndo. Ter cuidado com dados pessoais utilizados para acessar bancos ou lojas online nunca deve ser demais, já que segundo uma pesquisa divulgada neste mês pela B2B Internacional e Kaspersky Lab mostra que quatro em cada dez usuários que já sofreram algum tipo de fraude cibernética nunca recuperam seu dinheiro.

Quem pensa que a devolução da quantia perdida é garantida, engana-se. Em teoria, se os scammers roubarem dinheiro de um pagamento bancário ou eletrônico, o valor pode ser devolvido pelo banco, ou como resultado de um processo judicial. No entanto, a prática se mostra diferente, já que apenas 45% das vítimas de fraudes online foram compensados ​​totalmente. Outros 14% só recuperaram uma parte do montante roubado, mas 41% das vítimas restantes ficaram sem nada.

Dos casos analisados, em 17% o valor desapareceu durante o uso de internet banking, enquanto 13% das vítimas eram clientes de lojas online. Ao contrário destes sistemas, que normalmente devolvem o dinheiro perdido aos internautas, os serviços de e-mail e pagamento eletrônico só devolvem a quantia total em 12% dos casos.

Apesar baixo índice de devolução, 45% dos usuários ainda acreditam que suas transações são protegidas pelos administradores desses serviços financeiros. No entanto, nem sempre as companhias são capazes ou estão dispostas a fornecer o nível de proteção exigido, o que facilita o ataque dos cibercriminosos.

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