Quase todo o impossível em 'Os Jetsons' já tem versão real

Desenho criado há 50 anos deu margem aos objetos tecnológicos de hoje

seg, 11/11/2013 - 11:00
Divulgação Previsões tecnológicas de Hanna-Barbera já estão sendo desenvolvidas Divulgação

Quem diria que há 50 anos George Jetson e sua família da era espacial iria apresentar ao mundo algumas das tecnologias que usamos atualmente. A vida dos Jetsons, que se passa em 2062, é cheia de "novidades". Carros voadores, Mordomos robóticos, pacotes de foguete. Para a época, tudo era muito futurista e nem um pouco plausível. No entanto, observa-se que muitas das previsões tecnológicas da Hanna-Barbera já estão sendo desenvolvidas.

Rosie 

Rosie é a empregada dos sonhos. Cozinha, limpa, e ainda é babá. Levando essa ideia a sério, a companhia SchultzeWORKS criou o Luna, um robô que mistura o design das personagens Rosie e Eva, do filme Wall-E (2008). O robô é completamente programável em código aberto e expansível. 

 Tela Plana LED ou Plasma TV 

Televisores eram, até cerca de 12 anos atrás, grandes, volumosos e pesados. Há 50 anos, os Jetsons nos mostrou que estes seriam substituídos por elegantes, finas TVs de tela plana.

 A tela "legível"

 Hoje temos diferentes tablets que nos mostram notícias on-line e pregam a mudança do impresso para  o digital. No desenho animado a família  tinha a TeleViewer, que é uma tela que oferece notícias em um formato  semelhante ao papel de jornal. Tem imagens em movimento, que poderia ser explicado pela mídia incorporada. 









 Máquina de comida

 Ao assistir os Jetsons o verdadeiro sonho das pessoas era poder apertar um botão e um  alimento surgir instantâneamente com apenas o apertar de alguns botões.  Hoje temos as bioimpressoras, desenvolvida pela empresa Modern Meadow, que a priori trabalhará como auxílio à medicina, na impressão de pele, cartilagens. Mas nada impede que daqui a alguns  anos empresas atentem para a ideia e façam algo relacionado a cozinha dos Jetsons. 

 Visaphone

 George Jetson foi muitas vezes interrompido em casa por seu chefe, o Sr. Spacely, chamando-lhe de repente, em um sistema de vídeo-chamada gigante chamado Visaphone.  Muito à frente de 2062, chamadas de vídeo é agora comum - e móvel. Dado mais um passo, o Rogers One Number oferece gratuitamente entre os usuários registrados o serviço. 

Talking Alarm Clock 

O aborrecimento cotidiano enfrentado pelo Sr Jetson por seu despertador que fala,  se transformou em realidade na forma de software de reconhecimento de voz e inteligentes softwares de assistente pessoal como a Siri do iPhone.

Carros Voadores 

No desenho, carros voadores também trafegam normalmente. Quem mora nas grandes cidades, em que o trânsito é impraticável, o desejo para que esses modelos saiam da ficção é enorme. No entanto, segundo o chefe do projeto Aeromobil 2.5, esse sonho está há cerca de 20 anos. O modelo foi criado na Eslováquia, desde 1990, mas ainda está em fase de protótipo. Sabe-se apenas que possui uma estrutura de aço e carroceria de fibra de carbono, o que permite a leveza para flutuar. 

 Carro dobrável 

 Nos Jetsons o personagem George consegue transformar seu carro voador numa maleta em fração  de segundos. Na atualidade isso ainda não acontece, mas alunos da USP já criaram algo semelhante. Eles criaram um triciclo portátil de motor elétrico, próprio para deslocamento pessoal. A invenção já ganhou prêmio internacional. Fechado, o Cubo parece uma  maleta, imitando o desenho. Ele pesa em torno de 17 kg, com bateria, e mede 49,78cm  (comprimento) x 56,77cm (largura) x 92,18cm (altura). Dobrado, as medidas passam para 49,78cm x 20,83cm x 62,48cm. 

Pacotes para o espaço 

Tá certo que não é viagem de foguete, mas especula-se que em 2014 os primeiros voos interplanetários devem surgir. A empresa Virgn Galactic já está agendando viagens. Os preços? US$ 200.000.

COMENTÁRIOS dos leitores