Incubada da Portomídia tem América Latina como playgroung

Através do personagem Bita, startup leva crianças a um mundo de brincadeiras e cantorias

por Nathália Guimarães seg, 18/11/2013 - 15:25
Divulgação Case será lançado em DVD no dia 7 de dezembro, em evento que acontece na Livraria Cultura do Shopping RioMar, a partir das 14h Divulgação

Um senhor ruivo de sorriso simpático, vestindo roupas elegantes e portando uma cartola. Este é Bita, personagem que encabeça os projetos da startup incubada na Potomídia, a Mr. Plot. No universo de Bita, crianças podem visitar cenários coloridos e alegres, tudo ao som de músicas didáticas. E é graças ao senhorzinho de riso fácil que o empreendimento, regido por quatro jovens, ganhará espaço nas TVs de milhares de pessoas da América Latina.

É que a Mr. Plot irá distribuir, através da Discovery Kids, sua mais nova série: Bita e os Animais. A composição, que possui 11 clipes, leva as crianças a cenários onde animais se divertem em seus habitats e divertem os pequenos através de músicas. O case ainda será lançado em DVD no dia 7 de dezembro, em evento que acontece na Livraria Cultura do Shopping RioMar, a partir das 14h. Para o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, este é um projeto pioneiro.

“Para nós sempre será relevante todo processo que partindo de uma ideia leve os incubados a criarem projetos que se transformem em produtos e estes prosperem. O negócio está associado à capacidade de penetração no mercado, e é isso que tentamos fazer aqui na Portomídia, cases como o do Mr. Plot, por exemplo”, ressalta Saboya.

A produtora, que hoje possui um contrato de pelo menos três anos com a Discovery Kids, iniciou suas atividades criando jogos e livros interativos para dispositivos Android e iOS. E desde sua fase embrionária, o Bita é o personagem que rege os projetos. Agora, inseridos no nicho da economia criativa, o foco da Mr. Plot são cases audiovisuais. De acordo com o diretor de criação, Chaps Melo, o mercado deste tipo de produção no Nordeste ainda é escasso.

“Se tratando de Nordeste, não temos nenhuma produtora que veicula programação infantil em uma emissora deste porte. No Brasil, temos apenas três. Nosso mote é utilizar técnicas de animação 2D apostando na musicalidade. Nosso projeto, inclusive, possui composição de autoria própria. Além disso, o fato de o Bita estar presente tanto na TV, como no DVD e nos smartphones e tablets já caracteriza a série como transmídia”, complementa.

E o aporte da Portomídia foi essencial, segundo o diretor de planejamento do empreendimento João Henrique Souza. “A incubadora abre as portas para a gente ter acesso a consultorias que empresas que se sustentam sozinhas não podem arcar ou muitas vezes não conseguem enxergar a importância desse suporte”, finaliza o diretor do empreendimento.

Apesar da repercussão que a série ganhou, a Mr. Plot não pretende cessar seus projetos. Em 2014 será lançado o primeiro filme curta-metragem o personagem Bita: O Circo Mágico de Bita I, aprovado dentro do edital estadual Pernambuco para o Audiovisual/Funcultura. O filme terá duração de 10 minutos e contará com roteiros que fabulam o mundo de um circo mágico. Além disso, a startup também planeja a criação de especiais para serem vinculados na grade televisiva com a temática de festas típicas brasileiras, como Carnaval e o São João. 

Confira um dos clipes da série Bita e os Animais:

















 

COMENTÁRIOS dos leitores