Aplicativo possibilita rastrear clientes nas lojas

Ferramenta utilizará sensores espalhados nas lojas com o objetivo de captar sinal Wi-Fi dos celulares

por Carol Dias qui, 05/12/2013 - 17:22
Fernando da Hora / LeiaJá Imagens Tecnologia não consegue acessar nenhuma informação do usuário, o que ela capta realmente é a sequencia numérica dos rastreadores que estão na loja Fernando da Hora / LeiaJá Imagens

Rastrear e monitorar comportamento dos clientes dentro das lojas por meio do smartphone, é isso que promete a tecnologia desenvolvida pela startup brasileira Gauzz. O aplicativo utilizará sensores espalhados nas lojas com o objetivo de captar sinal Wi-Fi dos celulares, e com isso criar um banco de dados analítico para os donos dos estabelecimentos, que poderão saber quais os setores mais visitados pelos clientes.

As opiniões divergem sobre esse assunto. Em uma loja nos Estados Unidos, em que um sistema semelhante foi implantado, várias pessoas sentiram sua privacidade invadida. No entanto o fundador da Gauzz, Thiago Balthazar, afirma que a tecnologia não consegue acessar nenhuma informação do usuário, o que ela capta realmente é a sequencia numérica dos rastreadores que estão na loja. Mas para os que ainda tiverem certo receio, basta desligar o Wi-Fi. No Brasil, os testes estão sendo feitos em um shopping do interior de São Paulo, em Sorocaba. 

COMENTÁRIOS dos leitores