Ubuntu One encerra suas atividades em junho

Empresa informou, por meio de comunicado, que o encerramento das atividades é a impossibilidade de manter uma boa ferramente gratuita do gênero em um mercado tão concorrido

por Carol Dias qua, 02/04/2014 - 17:31
Divulgação Serviço de armazenamento na nuvem continuará funcionando até o dia 31 de julho, mas apenas para que os usuários possam fazer backup Divulgação

A Canonical anunciou, nesta quarta-feira (2), que já tem data para encerrar as atividades de seu Ubuntu One: junho de 2014. No entanto, o serviço de armazenamento na nuvem continuará funcionando até o dia 31 de julho, mas apenas para que os usuários possam fazer backup. A empresa informou, por meio de comunicado que o encerramento das atividades é a impossibilidade de manter uma boa ferramente gratuita do gênero em um mercado tão concorrido. Um exemplo disso são as outras empresas que oferecem o espaço com 25 a 20 GB totalmente gratuitos. 

“Se oferecemos um serviço, queremos que ele concorra em escala global”, escreveu Jane Silber, CEO da companhia. “E para que o Ubuntu One continuasse a fazer isso, seria preciso mais investimentos do que nós desejávamos fazer", analisa. 

A empresa já retirou as assinatutas de planos maiores do ar, e quem está com o plano anual será reembolsado. De acordo com a Canonical, o valor ressarcido será calculado a partir desta quarta-feira (2), mesmo o serviço saindo do ar apenas em dois meses. Os usuários que quiserem transferir os documentos, fotos, músicas, ou qualquer outro arquivos, deverão ter o caminho facilitado. Ao que tudo indica uma ferramenta de migração será disponibilizada pela empresa. 

A Canonical afirmou que divulgará o código-fonte do programa, liberado como open souce, pois eles acreditam no serviço de armazenamento, na qualidade do código e na experiência do usuário. Desta forma, qualquer pessoa que quiser criar sua própria nuvem baseada no sisrema Ubuntu One poderá fazer. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores