Tecnologia transforma gases de vacas em combustível

‘Flatulência’ pode ser usada para fazer funcionar aparelhos eletrônicos, além de abastecer um veículo

por Gabriella Guerra qui, 24/04/2014 - 07:01

Cientistas argentinos desenvolveram uma tecnologia que transforma os gases emitidos pela vaca em combustível. A inovação pode ser usada como fonte de calor, para fazer funcionar aparelhos eletrônicos, além de abastecer um veículo.

Ao mesmo tempo, a nova ferramenta ajuda a reduzir a poluição do ambiente. Já que os bovinos são responsáveis por emitir 14,5% de gases de efeito estufa por ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Para capturar os gases, um tubo é inserido no aparelho digestivo do animal e é levado até uma espécie de mochila que fica acoplada nas costas da vaca. Em seguida, o material recolhido é purificado e comprimido até virar fonte de energia.

De acordo com o coordenador do projeto, o pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) Ricardo Bualo, a quantidade de gases recolhidos varia do alimento ingerido pelo gado e do tamanho da amostra. “Uma vaca adulta emite cerca de 1.200 litros por dia, dos quais 250 a 300 são de metano, que podem ser usados para colocar em funcionamento uma geladeira de 100 litros de capacidade, a uma temperatura entre 2ºC e 6ºC por um dia inteiro" explica. 

COMENTÁRIOS dos leitores