Apple anuncia novos sistemas operacionais

Empresa anunciou novas versões dos sistemas de iPhone e Mac, mas ao contrário do esperado, não revelou novos produtos

por Guilherme Jacobs seg, 02/06/2014 - 16:33
Divulgação/Apple

Nesta segunda (2), em São Francisco, a Apple realizou o WWDC (Worldwide Developer’s Conference), seu evento anual dedicado a mostrar as novidades de software da empresa. A conferência, transmitida ao vivo pela internet, comemorou 25 anos em 2014, e revelou os novos iOS e OS X

Começando pelos Macs, o presidente da empresa, Tim Cook, introduziu Craig Federighi, vice-presidente sênior de software, que apresentou o OS X 10.10 Yosemite, novo sistema operacional para computadores da Apple. Com o Yosemite veio uma nova linguagem visual para o OS X, que agora conta com uma interface flat, semelhante a do iPhone. Os ícones possuem um design chapado e menus e barras de tarefas translúcidos.

A primeira grande novidade é o recurso “Today”, adicionado à Central de Notificações, que interage com o calendário exibindo informações do clima, lembretes, e outras coisas relevantes para dia. O Spotlight, sistema de busca da Apple, também recebeu melhorias, e conta com novas funcionalidades, incluindo resultados instantâneos para pesquisas de web.

Para expandir a sua ferramenta de armazenamento em nuvem, a Apple anunciou o iCloud Drive, a pasta de armazenamento de arquivos online que vai competir diretamente com os já estabelecidos Google Drive e Dropbox. O Safari, que agora tem um design chapado e muito mais limpo, também recebeu novidades, e mostrará os sites que você mais visita no momento que você clica na barra de pesquisa. Além disso, o navegador ganhou um botão de compartilhamento que permite ao usuário divulgar o que quiser para redes sociais e por email.

A seguir, foi confirmado que finalmente haverá compatibilidade entre iOS e Mac no AirDrop, que vai servir como sistema de continuidade entre os aparelhos da Apple, que detectarão um ao outro automaticamente. Se você começar a escrever um email no iPhone, o Mac automaticamente detectará isso e oferecerá a opção de continuar a digitação no computador. O mais interessante dos recursos de compatibilidade é que será possível responder e escrever mensagens, e atender ou fazer ligações recebidas no iPhone diretamente do Mac, o usando como microfone e autofalante. Por fim, foi confirmado que o OS X Yosemite está disponível hoje para os desenvolvedores e será lançado no terceiro trimestre de graça, assim como o Mavericks no ano passado. 

Cook voltou para o palco para falar sobre iOS, que já está instalado em 800 milhões de dispositivos, e destes 97% dos usuários estão satisfeitos com o sistema. Cook ainda deu uma patada no Android, da Google, afirmando que apenas 9% dos usuários de Android não estão com a nova versão do sistema, enquanto 89% Apple já estão com o iOS 7. Em seguida foi anunciado o iOS 8, que será lançado de graça no segundo semestre, descrito por Cook como “um lançamento gigante.”

Federighi retornou para demonstrar as novidades do sistema no iPhone, começando com as notificações interativas. Agora é possível responder uma mensagem ou comentar numa postagem do Facebook diretamente da central de notificações, sem nem destravar o celular. O menu de multitarefa ganhou um novo recurso e vai, além de mostrar todas as abas abertas no iPhone, exibir os últimos contatos com quem você conversou.

O teclado do iOS também recebeu novidades na forma do QuickType, que promete melhorar a experiência de digitação aprendendo como você digita (de acordo com contatos específicos) e oferecendo sugestões do que você normalmente digitaria em seguida. O QuickType terá suporte a português brasileiro desde o lançamento, ao contrário do Siri. Seguindo o exemplo do WhatsApp, o sistema de mensagens da Apple, iMessage, contará com opções para criação de grupo e mensagens de áudio e vídeo instantâneas. 

Como esperado, o iOS 8 vai ter um foco maior em saúde, e junto com a pulseira Fitbit vai exibir e interpretar resultados de saúde. Tudo isso acontecerá através do HealthKit, que ao contrário de outros aplicativos, vai juntar todos os dados no mesmo lugar e providenciará um diagnóstico da sua situação, lhe informando se existe algo com que se preocupar ou se está tudo dentro do normal. A nova versão do iOS também vai permitir compartilhar aplicativos e jogos entre os membros de sua família, sem que haja a necessidade de comprá-los novamente, e conta com um editor de fotos embutido diretamente no aplicativo de fotos. Federighi concluiu anunciado que assistente de voz da Apple, Siri, ganhou compatibilidade com o Shazam, aplicativo que identifica músicas.

Tim Cook retornou falando diretamente aos desenvolvedores, anunciando que agora será possível vender pacotes de múltiplos aplicativos na App Store e disponibilizar uma prévia em vídeo para que o comprador entenda como o aplicativo funciona. Outras novidades incluem interação entre aplicativos, onde um pode se expandir para dentro de outro, e a disponibilização de trava por digital para aplicativos através do Touch ID do iPhone. Nos games, foi confirmado que o novo iOS torna possível a utilização de motores gráficos poderosos, que normalmente só são usados em PC e consoles, como a Frostbite 3 e Unreal Engine 4. Para os jogos mais casuais, o SceneKit deixará mais fácil desenvolver para o iOS, além de trazer novidades nas áreas de visuais e mecânicas.

Ainda nos desenvolvedores, a Apple anunciou e demonstrou uma nova linguagem de programação, a Swift, que segundo a Apple é mais rápida e precisa do que outras como a Objective-C e Python. Os desenvolvedores presentes no evento aplaudiram com força os recursos da Swift.  

Cook concluiu a apresentação, sem apresentar o esperado relógio inteligente, iWatch, recapitulando tudo que foi anunciado, afirmando que agora todos os aparelhos da Apple estão interconectados para dar ao usuário uma melhor experiência. A WWDC continua ao longo da semana.

COMENTÁRIOS dos leitores