CEO da Microsoft publica carta com a nova visão da empresa

por Guilherme Jacobs qui, 10/07/2014 - 18:53
Flickr (cc) LeWeb13 Satya Nadella, CEO da Microsoft Flickr (cc) LeWeb13

Satya Nadella, o recém apontado CEO da Microsoft, enviou nesta quinta-feira (10) uma carta para todos os seus funcionários explicando a nova visão da empresa daqui pra frente. O texto foi publicado no site oficial da gigante de tecnologia, apenas em inglês, e pode ser lido aqui. A carta é dividida em três principais pontos. "Nossa Visão de Mundo", "Nosso Núcleo" e "Nossa Cultura", cada uma explicando o que é esta nova Microsoft. 

Sobre a visão de mundo da Microsoft, Nadella começa com sua frase patenteada. "Nós vivemos em um mundo primeiramente mobile e primeiramente baseado em cloud", escreve. "Nós estamos saindo de um mundo onde poder de computação era escasso para um lugar onde ele é quase ilimitado, e onde a verdadeira escassez é a atenção humana." Em seguida, Nadella explica o que é a Microsoft, dando um ênfase na produtividade. "Em nosso núcleo, a Microsoft é a empresa de produtividade e plataforma para o mundo primeiramente mobile e em nuvem. Nós vamos reinventar a produtividade para dar a toda pessoa e toda organização no planeta a capacidade de fazer mais e conquistar mais", e explica que isso vai além do Word e PowerPoint. "Produtividade, para nós, vai além de documentos, planilhas e slides. Vamos reinventar produtividade para pessoas que estão nadando em um mar com cada vez mais dispositivos, aplicativos, dados e redes sociais. Nós vamos construir soluções para as necessidades de produtividade de grupos e organizações inteiras, assim como de indivíduos, os colocando no centro de suas experiências computacionais." 

Ele expande no assunto, citando o assistente inteligente Cortana como um exemplo da procura por produtividade da Microsoft. "Cada vez mais estas experiências vão se tornar mais conectadas, mais contextuais e mais pessoais. Por exemplo, hoje o aplicativo Cortana no meu Windows Phone junta dados de sensores de trânsito e meu calendário e simplesmente me lembra de sair do trabalho para chegar ao ensaio da minha filha a tempo."

Nadella então fala da relação da empresa com o cliente, afirmando que pretende evoluir a cultura da Microsoft. "Nós vamos ficar obscecados com nossos clientes", afirma. "Ficar obscecados com os nossos clientes é o trabalho de todo mundo. Eu estou visando times de engenheiros que construam as experiências que nossos clientes amam, organizações de vendas e marketing para mostrar o valor único de nossas propostas, e colocar a experiência do usuário em primeiro lugar."

Ele termina com uma mensagem de motivação para os funcionários. "Nós todos temos que ter a coragem de nos transformar como indivíduos. Nós devemos nos perguntar, que ideia posso trazer à vida?".  

COMENTÁRIOS dos leitores