Reset de fábrica em aparelhos Android deixa rastros
avast! realizou teste para tentar recuperar dados e os resultados foram surpreendentes
Em um teste realizado com vinte smartphones Android comprados no site de comercio eletrônico eBay, a avast! detectou que o chamado “reset de fábrica” — procedimento realizado para deletar todos os dados do aparelho — não funciona completamente. Isso quer dizer que ao realizar este tipo de formatação no dispositivo, o usuário não estará completamente livre dos dados que um dia foram armazenados nele. O problema, no entanto, não foi encontrado em aparelhos da Apple.
No teste, a avast! tentou recuperar os vestígios digitais dos vinte smartphones comprados no eBay. E o resultado foi impressionante. No procedimento, seus funcionários conseguiram obter mais de 40 mil fotos — incluindo 250 selfies de homens nus —, cerca de 750 e-mails e mensagens de texto, informações de 250 contatos, e a identidade de quatro donos anteriores. Durante o procedimento, a empresa afirma não ter utilizado nenhuma ferramenta sofisticada.
Ou seja, a exclusão de arquivos do telefone Android não é suficiente. É necessário substituir os arquivos, tornando-os irrecuperáveis. Para fazer isso, é necessário utilizar ferramentas de empresas de segurança. Segundo a avast!, cibercriminosos podem abusar de dados pessoais para perseguir, chantagear e roubar identidades das pessoas.
“Eles podem usar essas informações para seguir cada movimento das pessoas, explorar seus fetiches estranhos, cartões de crédito, ou mesmo continuar o que começaram vendendo ainda mais informações”, alerta a empresa.