Tim Cook reforça comprometimento da Apple com privacidade

Empresa atualizou sua política de segurança e promete não divulgar seus dados para o governo

por Guilherme Jacobs qui, 18/09/2014 - 16:55
JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP Cook publicou uma carta aberta no site da Apple JUSTIN SULLIVAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Após o escândalo que envolveu o vazamento de fotos íntimas de atrizes por uma possível falha no iCloud, e a constante polêmica de espionagem envolvendo a Agência de Segurança dos EU (NSA), Tim Cook, presidente da Apple, aproveitou o lançamento do iOS 8 para publicar uma carta aberta, reforçando o compromisso da empresa com a privacidade e segurança do seus clientes. A grande mudança nas políticas é que com o novo sistema operacional, todas as fotos, dados e contatos do usuário de iPhone ou iPad ficarão protegidas pela sua senha, e a Apple promete não disponibilizar nenhuma destas informações para nenhum tipo de agência de segurança, ou mesmo para o governo americano.

"Em aparelhos que rodam o iOS 8, seus dados pessoais como fotos, mensagens (incluindo anexos), e-mail, contatos, histórico de ligação, conteúdo do iTunes, notas, e lembretes são colocados debaixo da proteção da sua senha. Diferentemente de nossos competidores, a Apple não pode passar por cima da sua senha, logo não pode acessar esses dados. Então não é técnicamente viável para nós responder mandatos do governo para a extração destes dados em aparelhos", afirma o presidente da Apple.

Entretanto, desde que haja uma intimição jurídica, a Apple terá que entregar dados da conta do iCloud (que agora tem verificação de 2 passos também no website) ou iTunes. A empresa afirma que menos de 0,00385% dos clientes tiveram os dados destas contas divulgadas às autoridades porque há pouco interesse nos e-mails e fotos guardados nelas. "Na Apple, sua confiança significa tudo para nós. É por isso que nós respeitamos sua privacidade e a protegemos com uma forte criptografia, além de políticas rigorosas que governam a forma com a qual os dados são gerenciados," afirma Cook em sua carta. 

Ele também aproveita para dar uma alfinetada no Google, que baseia boa parte do seu lucro em propagandas direcionadas a partir dos dados coletados. "Nosso modelo de negócios é bem direto: Nós vendemos ótimos produtos. Nós não construimos um perfil baseado no conteúdo do seu e-mail ou hábitos de navegação na web para vender a anunciantes," diz Cook. "Nós não 'monetizamos' a informação que você guarda no iPhone ou iCloud. E Nós não lemos seu e-mail ou suas mensagens para conseguir informações úteis para marketing."

Será que não? Então como funciona o iAd, plataforma de propagandas da Apple? Cook promete que não é com base na coleta de dados. "iAd segue a mesma política de privacidade que se aplica a todo outro produto da Apple. Ela não recebe dados do Health e HomeKit, Mapas, Siri, iMessage, ou seu histórico de ligações, ou qualquer outro serviço de iCloud como Contatos ou Mail, e você pode sempre se desligar de tudo."

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