Artista brasileiro Romero Britto processa Apple

Acusação é de que campanha da marca tem imagens criadas por ele

por Nathália Guimarães ter, 14/04/2015 - 13:09
Divulgação Ação de Britto foi apresentada na semana passada em um tribunal federal de Miami Divulgação

O artista Romero Britto abriu um processo contra a Apple e a empresa de design Craig & Karl devido ao uso de uma arte muito semelhante ao estilo que o deixou mundialmente famoso no site da fabricante. O valor da indenização solicitada pelo brasileiro ainda não foi especificado.

A campanha "Start Something New" (Comece Algo Novo, em inglês) tem como objetivo fazer com que artistas criem obras utilizando apenas produtos da Apple. Uma das imagens utilizam desenhos coloridos com traços fortes, estilo que deixou Britto mundialmente famoso. A figura (abaixo) foi licenciada da Craig & Karl pela Apple. 

"Esta combinação específica de elementos visuais quando tomados em sua totalidade cria uma impressão visual de conjunto que é exclusivo ao trabalho de Britto", diz a ação judicial.

A ação de Britto, apresentada na semana passada em um tribunal federal de Miami, nos Estados Unidos, traz uma série de alegações. Entre elas, constam violação de direitos autorais e concorrência desleal. Além disso, o artista pede para que o juiz distrital Kathleen Williams proíba a utilização das imagens que seriam de Britto.

COMENTÁRIOS dos leitores