Falha em app do Google classifica negros como gorilas

"Estamos consternados e pedimos desculpas sinceras pelo ocorrido", afirmou um porta-voz do Google

qui, 02/07/2015 - 09:20
Reprodução/Twitter Internauta Jacky Alcine denunciou a foto na rede social Twitter Reprodução/Twitter

A Google pediu desculpas nesta quarta-feira (1º) depois que um programa de reconhecimento facial em um novo aplicativo de fotos incluiu uma legenda de gorilas na imagem de um casal de negros. "Estamos consternados e pedimos desculpas sinceras pelo ocorrido. Tomaremos medidas de maneira imediata para evitar a repetição de um erro deste tipo", afirmou um porta-voz da empresa em um e-mail enviado à AFP.

O Google reagiu rapidamente depois que um internauta Jacky Alcine denunciou a foto na rede social Twitter. "Google Photos, vocês estragaram tudo! Minha amiga não é um gorila”, escreveu, indignado. Um diretor da companhia, Yonatan Zunger, atribuiu o erro à inteligência artificial responsável por aprender a reconhecer lugares, pessoas e objetos nas fotografias.

A ideia do aplicativo Google Photos é poupar o trabalho do usuário, organizando fotos similares automaticamente em uma única galeria. Segundo o próprio Zunger, até pouco tempo atrás, pessoas de pele branca eram comumente reconhecidas como cães ou focas pelo sistema.

Com informações da AFP

COMENTÁRIOS dos leitores