Análise: Mi Band, a pulseira inteligente boa e barata

Acessório é a opção ideal para quem deseja adquirir seu primeiro dispositivo vestível

por Nathália Guimarães qui, 26/11/2015 - 18:55

A fabricante chinesa Xiaomi chegou ao Brasil em maio prometendo o melhor custo-benefício do mercado. De fato, a empresa cumpriu sua palavra. Além de trazer um smartphone intermediário, a marca também ostenta em seu portfólio uma bateria portátil potente e a pulseira inteligente Mi Band. O acessório de pulso monitora atividades físicas e o sono do usuário com o auxilio de um aplicativo. Confira, nesta análise, porque vale investir módicos R$ 95 no aparelho.

LeiaJá também:

Análise: Mi Power Bank, o seu próximo carregador portátil

Design

A Mi Band é um aparelho simples e objetivo. Pensando apenas 5 gramas, sua pulseira é fabricada em elastômero termoplástico resistente e flexível. Ela traz vários ajustes e se adapta bem ao braço de qualquer usuário. Além disso, o produto possui certificação IP67, o que significa que ela é resistente a poeira e água. Desta forma, a Mi Band só precisa sair do pulso do usuário quando estiver sem carga.

Funcionalidade

O componente principal da Mi Band é o sensor, um pequeno aparelho construído em policarbonato com uma superfície de liga de alumínio dotado de três pequenas luzes LED multicoloridas. É justamente esta peça que faz o monitoramento das atividades do usuário. O conjunto completo é praticamente imperceptível no braço. Não incomoda nem mesmo na hora de dormir.

Para ter acesso às informações coletadas pela Mi Band, basta baixar gratuitamente o aplicativo Mi Fit na App Store ou Google Play. É na ferramenta que ficam armazenados quantos passos o usuário dá, quantas horas de sono ele conseguiu dormir e o número de calorias gastas em um dia. Além disso, é através do smartphone que o dono da Mi Fit configura opções como alarme, cor do LED e notificações. Todos os dados são exibidos em gráficos, de maneira simples, porém objetiva.

O aplicativo também mostra os dados dos dias anteriores, para que o usuário possa acompanhar seu progresso e comparar o desempenho. Além disso, a Mi Band ainda funciona como alarme. Com uma função inteligente ativada, a pulseira detecta o melhor horário para vibrar e acordar o usuário. O recurso funciona bem e pode ser uma excelente maneira de despertar com ânimo e disposição.

Todo o monitoramento é feito de forma automática. Parece até mágica, mas a pulseira identifica exatamente a hora que o usuário dorme e acorda. Os dados captados pelo acessório são bastante precisos. Como funções extras, a Mi Band também vibra quando seu dispositivo recebeu uma chamada e você não atendeu.

Bateria

Apesar de executar bem tais funções, o destaque da Mi Band fica por conta da sua bateria. Em sete dias de uso interruptos, o acessório utilizou apenas 20% da carga disponível. Para carregar, basta conectar o sensor a um cabo USB adaptado para o acessório. O processo completo demora cerca de 3h. Uma autonomia gigantesca.

Vale destacar que é possível usar a Mi Band sem estar com o smartphone por perto. Para ter acesso aos dados atualizados no aplicativo, basta ligar o Bluetooth e esperar os aparelhos sincronizarem rapidamente.

Veredito

Afinal, vale investir na Mi Band? Sim. Boa, bonita e barata, a pulseira cumpre todas suas funções com excelência sem exigir um investimento alto em dinheiro por parte do consumidor. Além de ser resistente, a Mi Band é discreta e confortável. É a opção ideal para quem deseja adquirir seu primeiro dispositivo vestível. Sua bateria excelente oferece uma autonomia digna de aplausos. A Mi Band está disponível no site oficial da Xiaomi Brasil (br.mi.com) por R$ 95. Ela é compatível com Android e iOS. 

COMENTÁRIOS dos leitores