Smartphone à prova de água e sabão é vendido no Japão

Aparelho ajuda a manter o usuário livre de bactérias, diz fabricante

por Nathália Guimarães qui, 03/12/2015 - 16:34
Divulgação/Kyocera Smartphone Digno Rafre pode ser lavado com água e sabão Divulgação/Kyocera

A empresa japonesa Kyocera começará a vender no dia 11 de dezembro o primeiro smartphone do mundo que pode ser lavado com água e sabão, anunciou a companhia nesta quinta-feira (3). O telefone, chamado Digno Rafre, foi concebido para ser utilizado em todos os tipos de ambientes, uma vez que pode ser limpo facilmente.

A Kyocera diz que o smartphone é indicado para uso na cozinha, ao ar livre ou até mesmo durante o banho. Além disso, ele traz uma tela sensível ao toque de 5 polegadas que pode ser utilizada enquanto está molhada. O aparelho roda o sistema Android 5.1 Lollipop, possui câmera de 13 megapixels e bateria de 3.00 mAh.

Ao invés de alto-falantes, o Digno Rafre traz uma tecnologia de indução óssea. Assim, com um corpo totalmente lacrado, não existem frestas por onde entrar água. Essa impermeabilidade permite ao usuário limpá-lo em uma torneira com água corrente, tal como mostra seu vídeo promocional (confira abaixo).

Smartphones não são tão limpos como eles podem aparecer. Um relatório do Wall Street Journal, em 2012, encontrou um elevado número de bactérias que indicam contaminação fecal em oito telefones selecionados aleatoriamente. Outro estudo da Universidade de Barcelona mostra que as telas dos aparelhos podem conter até 600 tipos de micro-organismo nocivos - 30 vezes mais que os que existem em um vaso sanitário.

O aparelho será vendido exclusivamente no Japão por 57 mil ienes (cerca de R$ 1,7 mil).

COMENTÁRIOS dos leitores