Tecnologia do fitness aumenta apostas durante a CES 2016

Tecnologia exposta na maior feira de eletrônicos do mundo entra na pele, no coração e nos músculos do usuários

qua, 06/01/2016 - 19:50
ROBYN BECK Entrada do salão Consumer Electronics Show, em Los Angeles, no dia 2 de janeiro de 2016 ROBYN BECK

Já não se trata apenas de aparatos que registram a atividade física. Agora, a nova tecnologia exposta no Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas (EUA) entra na pele, no coração e nos músculos para melhorar o rendimento físico e a saúde.

A jovem empresa alemã HS Innovation apresentou um sistema de esqui conectado que consiste em chips que registram a atividade física nas botas e se comunicam com os óculos de proteção para ajudar os esquiadores a se posicionarem corretamente para correr melhor.

"Temos esse algoritmo de big data que analisa sua corrida para ver como melhorá-la", explicou o fundador da HS Innovation, Hermann Schindler. O sistema, desenvolvido tanto para profissionais como para principiantes, estará disponível na Europa este ano, anunciou.

Para os preferem o beisebol, a Zepp Labs criou um novo sistema que registra o movimento de dentro do taco, podendo ajudar os jogadores a melhorar seu golpe. "Estamos trabalhando com seis equipes das grandes ligas de futebol", disse o encarregado de vendas da Zepp, Bill Lucarelli.

"Esses grupos podem fazer muita coisa com a análise de dados, mas não têm informação sobre o batedor a menos que o levem para um ambiente controlado. Com isso, levamos este ambiente para o taco", explicou o responsável.

O programa usado pela Zepp também serve para golf e tênis, enquanto a empresa britânica Cambridge Consultants oferece algo similar também para o beisebol. Para os amantes do fitness, a feira eletrônica CES em Las Vegas está repleta de novos produtos que analisam a massa muscular, o nível de gordura e outras variáveis.

Qualidade muscular

Uma nova balança da empresa californiana Qardio está entre os vários produtos que medem não só o peso, mas também analisam a composição do corpo em termos de músculo, gordura e ossos usando impulsos elétricos dos pés.

A tecnologia não para por aí. A Qardio também oferece um programa que utiliza algoritmos para ajudar a alcançar objetivos de atividade física, garantiu a gerente de vendas Alison Luby.

Os criadores desta nova tecnologia para o fitness garantem que é importante ter dados precisos além da tradicional medida do índice de massa corpórea (IMC), que é um simples cálculo baseado no peso e na altura. "O IMC pode ser enganoso, porque os músculos pesam mais que gordura", disse Luby. "Por isso, pessoas com mais massa muscular podem pesar mais do que era esperado para a altura”, complementou.

Para aqueles que adoram detalhes, um dispositivo que se conecta ao telefone, criado pela startup Skulpt, pode ajudar a analisar os músculos individualmente, a fim de orientar os exercícios. O dispositivo, do tamanho de um pequeno fone de ouvido, é aplicado sobre o músculo e mede sua qualidade, bem como a composição de gordura da região.

"Isso permite que os usuários monitorem seu progresso ao longo do tempo e criem treinos personalizados", afirmou George Dorsey, personal trainer que trabalha com a Skulpt e participou do evento na CES.

"Permite encontrar os acúmulos de gordura, podendo ajudar a desenvolver uma série de exercícios para trabalhar nas áreas donde é mais necessário", disse Dorsey. A empresa canadense Hexoskin, que fabrica camisetas inteligentes com sensores embutidos, analisa a taxa de respiração e os batimentos cardíacos, entre outros dados.

A camiseta de 399 dólares está à venda no Canadá e nos Estados Unidos. A Hexoskin também fabrica equipamentos como estes para a Nasa, para exército e para a indústria. Os óculos inteligentes são outro segmento importante, já que ajudam os ciclistas e corredores, entre outros, a obter dados em tempo real.

A empresa Kopin utilizou o CES para divulgar os óculos Solos, dedicados aos ciclistas, que monitoram medidas de rendimento como frequência cardíaca, velocidade, potência, ritmo, cadência, distância, duração e outros dados. Além das empresas jovens, muitas das grandes marcas esportivas têm investido nessa área e participam da festa.

O colosso dos chips Intel anunciou no CES uma parceria estratégica com o fabricante de equipamentos esportivos New Balance, para desenvolver produtos que conectem os atletas com a tecnologia a fim de melhorar o rendimento.

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