Kaspersky emite alerta de vírus que rouba contas na Steam

Contas são vendidas no mercado negro por US$ 15, afirma a empresa de segurança digital

por Nathália Guimarães sex, 18/03/2016 - 10:03
Reprodução Aproximadamente 77 mil contas do Steam são sequestradas e saqueadas por mês Reprodução

A Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança digital, emitiu um alerta sobre um novo malware chamado Steam Stealer, que é responsável pelo sequestro de credenciais de usuários da conhecida plataforma de jogos da Valve. O objetivo dos golpes é roubar itens dos games e as contas dos jogadores para revendê-los no mercado negro.

Especialistas da Kaspersky acreditam que o software foi desenvolvido originalmente por hackers que falam russo, pois têm sido encontrados diversos vestígios do idioma em fóruns de malware clandestinos. Ainda segundo a empresa, a propagação do Steam Stealer ocorre principalmente em sites de phishing ou por meio de engenharia social, em que a vítima é alvo de mensagens direcionadas.

Quando o vírus consegue entrar no sistema da vítima, ele rouba todo o conjunto de arquivos de configuração do Steam. Em seguida, localiza o arquivo Steam KeyValue, que contém as credenciais, assim como informações de manutenção das sessões. De posse dessas informações, os cibercriminosos conseguem controlar a conta do usuário.

De acordo com a Kaspersky Lab, o roubo de contas já não é a principal forma dos programadores jovens ganharem dinheiro com poucos recursos. A empresa acredita que os cibercriminosos perceberam o valor de mercado dessas credenciais e passaram a lucrar com o roubo de itens vinculados às contas, como itens de jogos.

Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram quase 1,2 mil amostras diferentes do Steam Stealer, que foram responsáveis por ataques a dezenas de milhares de usuários em todo o mundo, especialmente na Rússia e em outros países do leste europeu. Além desses, Estados Unidos, Índia e Brasil também são afetados. Estas credencias podem ser encontradas no mercado negro por US$ 15.

A Steam é uma das plataformas mais populares do mundo em distribuição de entretenimento para vários sistemas operacionais. De propriedade da Valve, tem mais 100 milhões de usuários registrados e milhares de jogos disponíveis para download. De acordo com dados oficiais da empresa publicados recentemente, 77 mil contas do Steam são sequestradas e saqueadas por mês.

COMENTÁRIOS dos leitores