Versões não oficiais de ''Pokémon Go'' podem trazer vírus

Ansiedade em baixar o jogo pode deixar aparelhos vulneráveis

por Nathália Guimarães ter, 19/07/2016 - 13:15
Reprodução ''Pokémon Go'' permite que usuários capturem as criaturas que se popularizaram há duas décadas Reprodução

Ansioso para fazer parte do fenômeno "Pokémon Go"? Analistas de segurança da Kaspersky Lab alertam sobre versão maliciosa do jogo, não autorizada, que está circulando por aí. Como o game para smartphones ainda não está disponível no Brasil, milhares de fãs impacientes estão burlando o sistema oficial e baixando o aplicativo por meio de canais ilegítimos, deixando seus dispositivos móveis vulneráveis. 

Essas versões não oficiais frequentemente são alteradas com uma ferramenta de acesso remoto, permitindo que cibercriminosos controlem os aparelhos móveis das vítimas infectadas. Ao instalar o aplicativo, é necessário ajustar a configuração do dispositivo de maneira que seja possível instalar arquivos com extensão APK, provenientes de fontes não confiáveis.

Embora não tenha sido detectado, até o momento, nenhuma versão com essa ferramenta de acessa remoto, a opção já está disponível em repositórios de arquivos maliciosos e podem ser propagadas a qualquer minuto.

"O uso de jogos populares como vetores para disseminação de malware é prática comum, e é apenas questão de tempo para que criminosos digitais aproveitem a febre Pokémon Go para infectar consumidores impacientes e desinformados dos perigos", o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.

O especialista explica como o usuário deve ser proteger. "A melhor maneira de proteger seu dispositivo e seu conteúdo é instalando aplicativos apenas nas lojas oficiais, além de complementar a blindagem do aparelho por meio de solução de segurança robusta", complementa.

COMENTÁRIOS dos leitores