Vendas do iPhone despencam e lucro da Apple cai 27%

Empresa vendeu 15% a menos de iPhones ante o mesmo período do ano passado

por Nathália Guimarães qua, 27/07/2016 - 12:08
Pexels Expectativa é que a Apple apresente uma nova geração do iPhone em setembro Pexels

Os consumidores perderam seu fascínio pelo iPhone ou estão apenas aguardando um novo modelo ser anunciado em setembro? A Apple reportou nesta terça-feira (27) uma queda de 15% nas vendas do smartphone no último trimestre, terminado em junho, ante o mesmo período do ano anterior. A receita da empresa também despencou 23%, alcançando a casa dos US$ 42,4 bilhões. O lucro líquido foi para US$ 7,8 bilhões - uma queda de 27%.

Os fracos números da empresa foram, em parte, resultado do ciclo final de seu produto, segundo a consultoria Gartner. A expectativa é que a Apple apresente uma nova geração do iPhone ao mundo em setembro, lançamento que acontece a cada dois anos. Muitos clientes da companhia adiam a compra de um novo telefone meses antes e se programam para adquirir o modelo mais recente.

Enquanto isso, a gigante da tecnologia luta com uma estratégia de lançamentos lenta em um mercado saturado. Em março, a Apple anunciou a primeira queda em sua receita em 13 anos – um registro histórico para a companhia mais valiosa do mundo.

A introdução do iPhone SE de 4 polegadas no início deste ano parece ter criado um efeito negativo na receita e nos lucros da companhia, já que alguns clientes compraram este dispositivo em vez de investir num modelo mais caro.

Por outro lado, as receitas do iPad também cresceram pela primeira vez em muitos trimestres graças ao iPad Pro, que possui um preço mais elevado, embora o número de unidades comercializadas do tablet continuaram despencar.

No entanto, a Apple está vendo um crescimento impressionante em sua divisão de serviços. Estima-se que quase um terço dos lucros trimestrais da empresa vieram de canais alternativos como compras da loja App Store, assinaturas do Apple Music e o negócio de armazenamento iCloud. A receita do segmento aumentou 19% para US$ 6 bilhões.

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