Mercado brasileiro de smartphones encolhe 16%

Principal explicação para o fraco desempenho está na crise econômica e na desvalorização do real

por Nathália Guimarães sab, 18/02/2017 - 15:32
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo No total, 43,4 milhões de unidades foram vendidas em 2016 Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Um estudo publicado pela consultoria Gartner mostra que o mercado brasileiro de smartphones registrou queda de 16% em 2016. No total, 43,4 milhões de unidades foram vendidas. Em 2015, este número foi superior a 50 milhões. A principal explicação para o fraco desempenho está na crise econômica e na desvalorização do real frente ao dólar.

Segundo a Gartner, esses dois fatores fizeram as fabricantes apostarem em aparelhos mais avançados, com margens de lucro maiores. Com isso, o segmento que concentra aparelhos de valores mais baixos foi deixado de lado. A demanda dos consumidores brasileiros, no entanto, se concentrou justamente nesses produtos. Houve também a tendência de postergar a troca do aparelho.

Segundo a Gartner, a Samsung liderou mais uma vez as vendas de smartphones no Brasil, mantendo sua fatia de mercado em 38,2%. Bem distante da primeira colocada, a chinesa Lenovo ficou com o segundo lugar, com 19,8% de participação. A sul-coreana LG ficou completa o ranking, com participação de 10,4%.

LeiaJá também

--> Novos smartphones da LG prometem ótimo custo-benefício

--> BlackBerry agora representa 0% das vendas de smartphones

--> Casas Bahia e Pontofrio iniciam compra de celulares usados

--> Confira os cinco smartphones mais esperados de 2017

COMENTÁRIOS dos leitores