Hackers ameaçam bloquear 300 milhões de iPhones

Cibercriminosos pedem que a Apple pague um resgate em dinheiro até 7 de abril

por Nathália Guimarães qua, 22/03/2017 - 11:36
Pexels Misterioso grupo hacker afirma ter roubado 300 milhões de contas do serviço de nuvem iCloud Pexels

Um misterioso grupo hacker afirma ter roubado 300 milhões de contas do serviço de nuvem iCloud e ameaça bloquear uma enorme quantidade de iPhones atrelados a elas - a menos que a Apple pague um resgate até 7 de abril. Eles exigem um valor equivalente a US$ 75 mil ou US$ 100 mil em cartões de presente do iTunes. As informações são do site Motherboard.

Os hackers afirmam ter em mãos credenciais que lhes permitiram acessar centenas de milhões de iPhones, incluindo aqueles atrelados aos domínios @icloud e @me. Capturas de tela de supostas discussões com a Apple mostram que a equipe de segurança da companhia exigiu que o grupo exclua um vídeo do YouTube em que supostamente uma conta de iCloud de uma mulher idosa é invadida.

"Eu só quero o meu dinheiro. E penso que isso é uma história interessante que os consumidores da Apple estariam interessados em ler e ouvir", comentou um dos hackers, segundo relatório repercutido pelo Motherboard. Em troca de e-mails, a Apple deixou claro que não pretende ceder a chantagem.

"Primeiramente, pedimos gentilmente que retirem o vídeo de seu canal no YouTube, visto que ele tem atraído atenção indesejada. Em segundo, não recompensamos cibercriminosos por infringirem a lei", diz outro e-mail que supostamente foi enviado por outro funcionário da equipe de segurança da Apple, alertando que enviaria as mensagens para as autoridades.

O especialista britânico em segurança de computadores Graham Cluley, escrevendo no blog Hot for Security, da Bitdefender, disse que é impossível afirmar se a troca de e-mails entre os hackers e a Apple é autêntica. Mas ele tem ressalvas. "Acredito que as empresas devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger seus clientes e evitar que os criminosos lucrem com a extorsão", opinou.

LeiaJá também

--> Milhões de contas do Yahoo e Gmail estão à venda na web

--> EUA diz que espiões russos roubaram dados do Yahoo

COMENTÁRIOS dos leitores