iPhone e iPad podem ter causado queda de avião da EgyptAir

Investigadores franceses analisam se os dispositivos da Apple causaram a queda do voo

por Nathália Guimarães sab, 27/05/2017 - 12:30
Wikimedia Commons iPhone, da Apple Wikimedia Commons

Investigadores franceses estão analisando a possibilidade de um iPhone e um iPad, da Apple, terem causado a queda do voo MS804 da companhia aérea EgyptAir, em 2016. De acordo com um relatório do jornal Le Parisien, oficiais iniciaram uma investigação para determinar se o avião foi derrubado por um incêndio causado pelo superaquecimento destes aparelhos.

O relatório diz que um iPhone 6s e um iPad Mini 4, pertencentes ao comandante do voo, podem ter sido conectados inadequadamente a uma tomada na cabine do avião. Segundo a reportagem, um trio de especialistas em tecnologia de baterias foi recrutado para concluir a investigação sobre o assunto.

Em uma declaração enviada ao site Business Insider, a Apple informou que não foi notificada sobre a investigação. "Não recebemos nenhum relatório, mas nós entendemos que não há evidências para ligar este evento aos produtos da Apple. Se os investigadores têm perguntas para nós, naturalmente, vamos ajudar da maneira que pudermos", diz a nota.

A teoria de que o acidente foi causado por dispositivos móveis superaquecidos vai de encontro à investigação criminal da queda do avião. Em dezembro, autoridades egípcias disseram que foram encontrados restos explosivos em algumas das vítimas. O Airbus A320 fazia a rota Paris-Cairo, quando caiu com 66 ocupantes a bordo, depois de desaparecer repentinamente dos radares por causas ainda desconhecidas.

COMENTÁRIOS dos leitores