App denuncia violência contra mulher em tempo real

Basta que a vítima pressione um botão para alertar familiares e autoridades policiais

por Nathália Guimarães ter, 11/07/2017 - 14:26
Reprodução App pode ser encontrado em versões para Android e iOS Reprodução

Buscando ajudar as mulheres a se protegerem da violência, a  startup JMMTech, sediada no Vale do Jequitinhonha (MG), lança, nesta terça-feira (11), o aplicativo MUSA, uma ferramenta digital que permitirá a uma mulher denunciar, em tempo real, ameaças ou agressões a pessoas próximas e até policiais. Gratuito, ele pode ser encontrado em versões para Android e iOS.

O MUSA funciona por meio de dois aplicativos interligados - um destinado à potencial vítima e outro que será utilizado pelas pessoas convidadas pela própria usuária para receber os chamados de emergência.

Quando a vítima pressiona o botão de alerta, uma notificação é enviada imediatamente ao celular dos chamados anjos da guarda, informando o local e momento da agressão. O serviço ainda permite preencher dados adicionais do agressor - como nome, idade, onde mora e histórico processual.

Segundo a empresa responsável, policiais de todo o Brasil também poderão se inscrever como anjos da guarda e receber todos os chamados de sua região de atendimento. Para isso, basta que a sua unidade aceite participar do sistema e autorize a inscrição de cada agente em uma plataforma web.

"Com este aplicativo, todas as ocorrências ficarão registradas de forma eletrônica, informando a sua data, hora, local, entre outros. Já as autoridades policiais poderão ter um completo controle e mapeamento das vítimas e dos seus agressores", destaca o fundador e presidente da JMMTech, Ernani Machado.

"Buscaremos parceria com grandes marcas e organizações que se interessem pela causa da proteção à mulher, para que este projeto tecnológico e humano possa ser para sempre gratuito, e, assim, oferecer mais uma ferramenta de proteção às mulheres", complementa.

LeiaJá também

--> App alerta pedestres distraídos com o celular na rua

COMENTÁRIOS dos leitores