Brasil é o 2º país mais afetado por ligações spam

Brasileiro recebe, em média, 20,7 chamadas indesejadas mensalmente

por Nathália Guimarães qui, 13/07/2017 - 12:59
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Operadoras de telefonia são as que mais incomodam os usuários com as chamadas spam Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

As ligações indesejadas e não solicitadas estão em ascensão em todo o mundo, como informa o relatório recente da empresa TrueCaller. O estudo, realizado em 20 países, mostra ainda que o Brasil se posiciona em segundo lugar neste tipo de situação – ao lado dos EUA. O brasileiro recebe, em média, 20,7 chamadas como estas mensalmente.

Por aqui, as operadoras de telefonia são as que mais incomodam os usuários com as chamadas spam, com 33% das ocorrências. Normalmente, essas empresas procuram oferecer ofertas especiais de uso de dados ou chamadas ilimitadas. Os cobradores de dívidas aparecem em segundo lugar, com 24%.

Outro grande problema que os brasileiros enfrentam são as chamadas inoportunas, que representam 21% do total. Estas são geralmente as ligações não desejadas e não solicitadas que se tornam uma perturbação aos usuários, ou até trotes e, na pior das hipóteses, assédio e falso sequestro.

Segundo o estudo, mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo estão usando aplicativos como Truecaller, que oferece identificador de chamadas para assim descobrir quem está ligando – mesmo se o número não estiver armazenado em sua agenda.

Os dados da pesquisa foram agregados anonimamente a partir de chamadas recebidas e marcadas como spam pelos usuários – ou sinalizadas automaticamente pelo aplicativo Truecaller – entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2017. Durante esse período, os usuários receberam mais de 5,5 bilhões ligações de spam.

LeiaJá também

--> Jovens estão trocando trabalho por videogames, diz estudo

COMENTÁRIOS dos leitores