Sinal analógico de TV sairá do ar no Recife e 13 cidades

Após às 23h59 desta quarta-feira (26), a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital

por Nathália Guimarães qua, 26/07/2017 - 11:15
Divulgação Recife e outras 13 cidades passam a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital Divulgação

A partir desta quarta-feira (26), após às 23h59, a Região Metropolitana do Recife (RMR) passa a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital. Com 92% de domicílios preparados para a tecnologia, 14 municípios pernambucanos dão adeus à TV analógica.

Além do Recife, o sistema analógico será desligado nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista, e São Lourenço da Mata.

Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, 92% dos 1,2 milhão de domicílios da região contavam com sinal digital. O estudo foi realizado com 1.078 entrevistados entre os dias 9 e 22 deste mês. O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento é de 90%, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os canais abertos que tiverem o sinal analógico desligado, deverão ainda apresentar na tela, durante 30 dias, cartela com informações aos telespectadores.

As frequências de radiofrequência com o desligamento do sinal analógicos serão usadas para a banda larga 4G. De acordo com a Anatel, os kits de TV digital, com antena e conversor, continuam sendo distribuídos gratuitamente às famílias da região cadastradas nos programas sociais do governo federal. As informações para retirada estão disponíveis no site www.sejadigital.com.br ou pelo telefone 147.

LeiaJá também

--> Como o fim do sinal analógico vai melhorar sua internet 4G

--> Com fim do sinal analógico, busca por smart TVs cresce 11%

--> Saiba como escolher o conversor digital ideal para sua TV

COMENTÁRIOS dos leitores