Caruaru terá 1 Gbps de velocidade banda larga em março

Internet de alta velocidade vai beneficiar instituições de ensino e os empreendedores locais

por Nathália Guimarães qua, 01/11/2017 - 11:03
Wikimedia Commons Internet banda larga de 1 Gbps chega em março de 2018 à Caruaru, no Agreste Wikimedia Commons

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passa a ter uma rede de banda larga com 1 Gbps de velocidade a partir de março de 2018. O novo prazo de implantação da conexão de alta velocidade foi firmado durante o evento de comemoração dos dois anos do Armazém da Criatividade do Porto Digital, realizado nesta terça-feira (31).

A região foi beneficiada com a chegada do Porto Digital, que precisa da internet rápida para continuar fomentando o desenvolvimento das empresas incubadas no Armazém da Criatividade. Além do polo tecnológico, instituições de ensino como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) serão beneficiadas com a conexão.

Segundo o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira, a inclusão do Armazém de Criatividade no projeto, que normalmente engloba instituições de ensino, reforça a importância do polo tecnológico para região. "Com isso a gente entra no nível de polo essencial para o desenvolvimento da educação e pesquisa", explica.

A conexão, segundo ele, abrirá o leque de possibilidades para os empreendedores de Caruaru. "A gente está conectado, mas estamos falando de outra categoria de internet agora. Vamos poder ter uma conexão permanente entre as unidades Caruaru e Recife sem travar o uso da internet em outros pontos", pontua.

A instalação da rede de banda larga é uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Segundo a secretária Lúcia Melo, toda a parte formal do projeto já foi firmada, além das licitações para aquisição de equipamentos. O investimento do Governo de Pernambuco é de R$ 6 milhões, por meio de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Isso faz uma diferença enorme para qualquer tipo de atividade econômica e educacional. As startups daqui, por exemplo, poderão cooperar com empreendimentos de outros locais. A conectividade de banda larga é um pré-requisito para participar da transformação digital. Sem isso e sem gente com capacitação adequada a gente não tem como embarcar nesse mundo", afirmou, em entrevista ao LeiaJá.

LeiaJá também

--> Armazém da Criatividade celebra 2 anos focando na expansão

COMENTÁRIOS dos leitores